Pplware

RGB+D – Filme com Câmara DSLR + Kinect

Por Gonçalo Leitão para o PPLWARE

Desde o lançamento do Kinect (da Microsoft), o dispositivo de leitura de profundidade de campo fascinou a comunidade de Media Digital e especialmente os mais dedicados ao código da informação digital.

Através de uma Câmara DSLR standard, como uma Canon 5D, acoplado ao dispositivo Kinect, é criado um novo formato de vídeo, RGBD, que mapeia o que foi filmado acrescentando uma nova dimensão (a profundidade). Esta Captura do Real poderá ser posteriormente trabalhada de novos ângulos já que o modelo 3D foi gerado.

A equipa RGB+D, é uma das pioneiras a transformar o equipamento da consola de jogos numa verdadeira ferramenta de filmar. Uma nova forma de trabalhar, em open source, com o software disponibilizado, permite a captura do stream, mapear o vídeo HD, e renderizar o filme – uma representação do real tão hipnotizante e fantástica como nunca foi visto.

Clouds – o filme que começou a angariar fundos através do Kickstarter, ainda em versão Beta, consiste numa série de entrevistas com artistas dos media, hackers, curadores, designers e críticos de cinema, onde se procuram os novos caminhos para a Arte Digital e se discute o uso criativo do código. Apresentado como um jogo, uma aplicação para Windows e Mac, podemos caminhar entre os entrevistadores, visualizar do angulo que preferirmos (os 360 graus da captura), numa experiência espacial imersiva, somos colocados dentro de uma realidade puramente virtual.

Muitos campos estão abertos a esta tecnologia, robótica, gaming, navegação, telepresença, etc., e já existem no mercado dispositivos com a captura vídeo e leitura de profundidade como Mesa Imaging SwissRanger 4000, PMD Technologies CamCube 2.0 ou a The PrimeSense ( do Project Natal aka Kinect), mas todas a um custo a rondar os 10.000$, com variantes no alcance e resolução do vídeo.

Apesar das limitações de precisão da captura em profundidade (5 metros sensivelmente), veremos no futuro grandes evoluções nesta área, e quem sabe, como diz um designer do documentário, conseguiremos mapear o universo dentro do nosso PC ou Smartphone.

Exit mobile version