Pplware

ReWalk: uma nova esperança!

A empresa Israelita Argo Medical Technologies,especialista em tecnologia aplicada à medicina, desenvolveu um exoesqueleto que ajudará pessoas paraplégicas a movimentarem-se. Tarefas do quotidiano como caminhar, subir escadas, sentar e até mesmo conduzir poderá ser possível com este novo aparelho!

O que é um Exoesqueleto?

Em zoologia, chama-se exoesqueleto (literalmente significa “esqueleto externo/exterior”) à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo protecção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água. As asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto configura-se como fator limitador ao crescimento dos animais, que necessitam realizar a ecdise, o processo no qual o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho.

Na ciência é uma estrutura mecânica, tecnológica que substitui ou auxilia o esqueleto humano nas funções mais elementares, como andar, caminhar ou carregar peso.

 

ReWalk o exoesqueleto do futuro

O exoesqueleto, denominado por ReWalk,foi desenvolvido por Amit Goffer, director da Argo Medical e inventor da ideia. Após o seu trágico acidente em que ficou tetraplégico, Amit dedicou-se a esta causa originando um projecto avaliado em 30 milhões de dólares. O ReWalk é constituído por motores de corrente contínua, baterias recarregáveis, suporte para os membros superiores, um conjunto de sensores que interagem com o utilizador e um sistema de controlo.

Ao ser activado, o ReWalk detecta os movimentos da parte superior do corpo iniciando-se então a caminhada. De forma a manter a estabilidade e segurança do procedimento, são utilizadas muletas de forma a auxiliar o utilizador.

Neste vídeo pudemos ver um utilizador do ReWalk, paraplégico à 20 anos. Impressionante o facto de conseguir realizar tarefas básicas autonomamente:

Este exoesqueleto pode ser usado o dia inteiro, sendo capaz de substituir outros aparelhos dentro de casa ou no centro de recuperação.O projecto encontra-se ainda em fase de testes mas muito bem encaminhado para ter sucesso no mercado. Homepage: Argo Medical Technologies

Exit mobile version