As redes de comunicações moveis de voz assentam essencialmente na tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication), um padrão internacional que se encontra disseminado por todo o mundo. O GSM foi desenvolvido como um sistema digital que utiliza tecnologia TDMA, que divide a frequência onde a comunicação é estabelecida (em Portugal o GSM funciona na banda dos 900/1800 Mhz e o 3G nos 2100 Mhz ) em pequenos espaços de tempo.
A maioria dos telefones moveis usa a tecnologia GSM para enviar e receber chamadas, dados e SMS. A infraestrutura de comunicação envolve torres e basestations(estações/células base – que emitem/recebem o sinal). Recentemente um grupo de entusiastas da PA Consulting desenvolveu uma basestation móvel que recorre a um….mini PC Raspberry Pi.
O Raspberry Pi, um dos mini PCs mais populares e potentes, tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Recentemente,conheci um projecto muito interessante que basicamente transforma um simples Raspberry Pi numa BaseStation GSM.
A equipa responsável por este projecto ligou o mini PC a uma interface radio e instalou algum software Open Source como por exemplo o OpenBTS e FreeSWITCH. Com a aplicação de alguns tweaks, alteração de código e processamento de sinal, o grupo de entusiastas conseguiram, com sucesso, que dois telefones moveis conseguissem estabelecer comunicação entre eles.
O resultado pode ser visualizado no seguinte vídeo: