Pplware

Quer criar a sua própria cloud? 3 plataformas gratuitas

A cloud é hoje um conceito amplamente usado que veio inovar a forma como os recursos das TI são “consumidos”. No mundo existem várias empresas a disponibilizar serviços nesta área, destacando-se a Amazon e a portuguesa LunaCloud.

Mas para quem quiser implementar a sua própria cloud hoje deixamos a sugestão para 3 plataformas gratuitas.

ownCloud

Uma das plataformas web mais fantásticas que apareceu nos últimos anos dá pelo nome de ownCloud. Esta plataforma oferece um conjunto vasto de serviços e tem ainda suporte para vários add-ons e também clientes para as plataformas móveis. Saber mais aqui.

Pydio

Imaginem que pretendem ter um local único com várias informações internas da empresa, onde os funcionários poderão obter facilmente formulários, manuais e outros documentos. Como sugestão poderíamos indicar o Dropbox ou outro serviço do tipo mas para quem quiser implementar o seu próprio servidor de ficheiros aconselhamos a experimentarem o Pydio.

O Pydio é uma solução OpenSource, semelhante ao SaaS Boxes, Drives e FreeNas, que permite criar um autêntico servidor de ficheiros. Esta solução oferece várias funcionalidades interessantes das quais se destacam: Interface simples, funcional e muito fluída, Acesso aos documentos a partir de qualquer lugar, suporte para dispositivos móveis (iOS e Android), suporte para o protocolo WebDAV, etc.

Seafile

O Seafile é uma plataforma open source, baseada em python que oferece os vários mecanismos para garantir a máxima protecção da informação (por exemplo, é possível definir uma password para acesso aos ficheiros associados a uma biblioteca).

As clouds estão na moda e são cada vez mais as empresas/utilizadores que criam a sua própria cloud. Estes são três dos mais populares projectos open source e cada um deles tem funcionalidades muito interessantes. O Pplware tem disponíveis tutoriais de instalação para as plataformas apresentadas.

Exit mobile version