Pplware

Putin fala de Inteligência Artificial… e Elon Musk responde

Inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade. Quem possuir o agente de inteligência artificial mais poderoso, será capaz de dominar o mundo.”, disse Putin.

Durante uma palestra endereçada a alunos, Putin afirmou que quem liderar a investigação de inteligência artificial será capaz de dominar várias áreas a nível mundial… A resposta de Elon Musk a estas declarações dá que pensar.


O papel de Inteligência Artificial na Guerra

Para além de ser capaz de ajudar os países em vários campos, a inteligência artificial pode ser usada em cenários de guerra. Por exemplo, em áreas da informática, desenvolvendo mecanismos para atacar outros países ou com o objetivo de controlar drones sem a intervenção humana.

De facto, Putin previu que no futuro as guerras serão travadas utilizando drones. Os perigos deste avanço da tecnologia são do conhecimento de todos, mas até onde é que conseguimos chegar? Quais serão as implicações a longo prazo?

De qualquer forma, de acordo com as afirmações de Putin na última semana, à Rússia não pretende manter em segredo os avanços que o país faz no ramo da inteligência artificial.

Tal com partilhamos o nosso conhecimento acerca de armamento nuclear com o resto do Mundo, iremos também partilhar com os outros países os nossos mais recentes avanços no ramo da Inteligência Artificial.

disse Putin, numa palestra endereçada a alunos.

 

A resposta de Elon Musk

Perante as afirmações do Presidente da Rússia, Elon Musk reagiu no Twitter.

China, Rússia, em breve todos os países com forte Ciência de Computadores. A competição, entre países, pela superioridade da sua inteligência artificial, provavelmente causará uma terceira Guerra Mundial.

 

Enfrentar o Problema…

No mês passado, Elon Musk e outros líderes do ramo da tecnologia enviaram uma petição para as Nações Unidas para que fossem criadas regras e outras regulações, de modo a controlar o desenvolvimento de armamento que tenha como base inteligência artificial. Este grupo argumentou que uma terceira guerra mundial, onde exista qualquer intervenção desta poderia ser catastrófica.

Neste momento, a corrida na área da inteligência artificial conta com dois líderes de destaque: os Estados Unidos e China, com os Estados Unidos encontram-se na vanguarda. No entanto, com os cortes de Trump na investigação científica e com a China a investir cada vez mais, espera-se que nos próximos anos a China tome as rédeas do poder.

Sem dúvida, misturar inteligência artificial com armamento é uma ideia perigosa. Cabe às maiores autoridades a nível mundial ditarem as regras do jogo para que a investigação na área possa ser feita de forma saudável e sempre com o avanço científico em mente. As afirmações feitas por Putin são preocupantes, mas temos que conhecer todas as possibilidades para que possamos atuar de forma segura e assertiva.

Exit mobile version