Por Tiago Moreira para o PPLWARE.COM
A Duracell anunciou recentemente avanços na tecnologia dos carregadores wireless, equipamentos anunciados há uns anos (na altura eram conhecidos como GRID). O Interesse do publico pela tecnologia não foi nada de especial, o sistema obrigava que cada telemóvel ou equipamento tivesse bolsa especial, ou um clip, para que todo o processo fosse possível, para além do preço das bolsas, estas eram bastante volumosas o que por si estragava a estética do equipamento.
A Duracell não desistiu do conceito dos Powermats e recentemente anunciou avanços na tecnologia. Através de uma pequena adaptação nos telemóveis, torna-se possível inserir um pequeno componente que torna o processo muito mais simples.
É de facto um cenário apetecível, simplesmente basta pousar o nosso telemóvel em qualquer local publico ou no emprego e este carrega automaticamente, sem necessidade se carregadores ou dispositivos volumosos… nem precisa de procurar uma tomada!
Todo o conceito é muito bom, mas a Duracell tem ainda um grande caminho a percorrer para conseguir tornar este conceito real. A referida adaptação no equipamento tem que (ou deveria) ser feita pela própria marca, assim sendo a Duracell terá que convencer todas as marcas a adoptar o conceito nos smartphones e outros equipamentos que possam beneficiar desta tecnologia.
Claro que, como já é conhecido noutros produtos e faço referência ao USB 3.0, existem “forças resistentes” aos avanços tecnológicos, não será pela tecnologia em si, mas sim porque vai contra as politicas de evolução dessas marcas ou grupos.
Um caso que será obstáculo poderá ser a Apple, tendo em conta o histórico da marca da maça e a forma como esta funciona em relação aos processos de normalização de entradas e periféricos. O simples facto do iPhone não poder ser aberto pelo utilizador dificulta muito este processo.
Por agora, a opção mais segura é manter um olho aberto para o desenrolar da tecnologia, mas fazer planos é algo que por enquanto é prematuro.