Pplware

Pai da Internet alerta: não apressem os investimentos na IA!

A espetacularidade, para muitos, do ChatGPT, bem como o aparecimento de novos chatbots semelhantes, poderá incentivar os investimentos na Inteligência Artificial (IA), pelas suas potencialidades e potencial de crescimento. Ora, um dos pais da Internet, Vint Cerf, alerta para que não se apressem essas apostas, só porque o ChatGPT “é muito fixe”.


É natural que uma tecnologia que parece tão promissora motive investimentos e, efetivamente, o ChatGPT está a agitar as águas, em vários sentidos. Por sabê-lo, Vint Cerf apelou aos participantes de uma conferência, em Mountain View, Califórnia, para não se apressarem a apostar em IA só porque “é um tópico quente” e por ser “muito fixe”.

O informático americano é conhecido como um dos pais da Internet e é, desde 2005, vice-presidente e chief internet-evangelist da Google.

Há aqui uma questão ética que espero que alguns de vós considerem. Toda a gente fala da versão do ChatGPT ou do Google e sabemos que nem sempre funciona como gostaríamos.

Disse o pai da Internet, durante a conferência, segundo o CNBC.

Vint Cerf, conhecido como um dos pais da Internet e vice-presidente e chief internet-evangelist da Google, desde 2005.

A par disso, o informático aconselhou os presentes a serem ponderados, uma vez que “nem sempre podemos prever o que vai acontecer com estas tecnologias” e que “a maior parte do problema são pessoas”, que vão “procurar fazer aquilo que é vantajoso para elas e não para os outros”.

Por isso, temos de nos lembrar disso e ser cuidadosos em relação à forma como utilizamos estas tecnologias.

Recorrendo a uma experiência própria – na qual pediu a um sistema que acrescentasse um emoji no final de cada frase e, reconhecendo o erro, o sistema pediu desculpa, mas não alterou o comportamento -, o pai da Internet quis mostrar que “estamos muito longe da consciência ou autoconsciencialização” dos chatbots.

Do lado da engenharia, penso que engenheiros como eu deveriam ser responsáveis por tentar encontrar uma forma de domar algumas destas tecnologias, para que sejam menos suscetíveis de causar danos.

Opinou Vint Cerf, acrescentando que “descobrir como minimizar o potencial do pior caso é muito importante”.

 

Leia também:

 

Exit mobile version