Há dias quando comprei o iPad e o mostrei ao meu pai, ele fez uma analogia curiosa. Dizia ele que no tempo dele de escola já utilizava uma “lousa” e o dedo servia para segurar o giz, em breves anos, os estudantes levarão um iPad ou similar e escreverão com o dedo nas novas lousas electrónicas.
Os livros também terão de evoluir, esta forma secular de leitura irá um dia conhecer o seu substituto e novas janelas de oportunidades irão aparecer. É nesse sentido que aparece mais um mockup do futuro do livro. Chama-se Kno e traz à luz da evolução um cenário já pensado antes e a cada dia mais próximo das mochilas dos estudantes.
Este dispositivo está pensado com as seguintes características:
O Tablet
Dois ecrãs touchscreen, com tamanho avantajado, dividido para facilmente usar em vários cenários (ver vídeo, escrever ou ler). É avantajado em termos de tamanho permitindo ler um livro sem a necessidade de fazer scrool vertical, eliminando logo à partida o aspecto concentrado do texto, com necessidade de recurso ao zoom.
- Ecrã Multi-toque – Navegue em dois ecrãs touch que permitem uma fantástica interacção na escrita de notas e de texto.
- Pen stylus – Esta caneta permite que escreva, de forma natural, como se tratasse de papel real, não é necessário grande esforço para uma caligrafia exacta.
- Vídeo – Elevada resolução desenvolvida para vídeo e outros elementos multimédia.
- Multi-tarefas – Altere rapidamente de aplicação sem perder o que estava a fazer noutro local. As multi-tarefas permitem ir de uma folha de texto para a Internet ver um vídeo sem perder nada do trabalho em aberto… tudo de forma muito fluída.
- Portátil – Um verdadeiro dispositivo móvel que permite uma autonomia considerável em termos de energia.
- Compacto – Compacto e leve, são outros argumentos que pesarão em favor deste dispositivo. Certamente os estudantes com livros e cadernos, transportam mais peso.
O Software
O projecto está francamente debruçado e direccionado para o mundo estudantil. Não poderá ser pensado para abranger outros segmentos, pois o foco está na mobilidade, facilidade e optimização de recursos face às necessidades dos estudantes.
- Um tudo-em-um – Este sistema foi totalmente desenhado para se adaptar aos livros electrónicos, moldando-se aos requisitos de cada aluno, a cada professor, aos trabalhos baseados cada vez mais na web e com controlo sobre ferramentas já hoje indispensáveis (como os mails por exemplo).
- Caderno de Escrita – Foi talhado para ser um caderno de apontamentos ou mesmo de texto corrido. A sua sensibilidade ao stylus é elevada permitindo notas rápidas, caligrafia perfeita e precisa face às características naturais de cada individuo.
- Compilador – A Internet e o caderno diário terão uma conectividade como nunca antes usada. O processador de texto, os links, e-mails e toda uma panóplia de formatos, funções e opções, estarão prontas a combinar serviços super personalizados e optimizados à vida estudantil.
- Escrita – A escrita terá uma forte carga qualitativa. A escrita natural de cada estudante, a caligrafia própria de cada um, será “aprendida” pela ferramenta de escrita e adaptar-se-à reconhecendo os caracteres facilitando o uso do “lápis”… será muito rápido usar o ecrã para apontamentos .
- Navegar na Web – Terá compatibilidade e suporte aos mais modernos padrões, terá suporte total para HTML5 e Adobe Flash™.
- Suporte Rico para Multimédia – Vídeo HD, gravação de áudio, reprodução recorrendo a codecs de elevada qualidade e muitas outras ferramentas essenciais.
Estes e outros modelos, serão o futuro do livro e do caderno. A total cobertura de rede wireless e a existência de Internet em todos os locais, posicionam estes gadgets na mira das escolas e essencialmente na mira das famílias, onde será uma ferramenta de trabalho que poderá atravessar os vários anos lectivos do aluno.
O mercado livreiro não estará certamente preparado, no entanto o futuro impele as editoras para formatos electrónicos. Hoje já se encontram muitos livros nesse formato, antevendo em poucos anos a revolução digital nas escolas.
Kno é apenas um projecto que está a ganhar forma, mas existem muitos outros.