Pplware

Sabia que se podem controlar dispositivos com a mente?

O conceito não é novo e a possibilidade de ter o cérebro (sozinho) a comandar acções é algo já explorado. Agora o conceito surge aplicado aos Google Glass com o objectivo claro de melhorar a vida social e a autoconfiança de pessoas com algum tipo de deficiência.

MindRDR é o projecto que um dia irá permitir que haja uma interacção cerebral com os seus dispositivos móveis.

This Place é a empresa que abraçou o desafio de encontrar uma forma de melhorar o conceito em torno dos Google Glass. A questão que fizeram para avançar neste projecto foi a do que é que poderiam fazer para melhorar a navegação neste dispositivo.

O MindRDR foi a resposta, um dispositivo ligado ao Google Glass que permite o controlo da sua interface através de pensamentos.

O dispositivo é composto por leitores de eletroencefalografia (EEG) que vão desde a testa do utilizador até à zona de trás da cabeça. Contudo, a tecnologia concreta, utilizada para a interacção entre os leitores de EEG e a interface do Google Glass, ainda não é conhecida.

O MindRDR será um projecto alargado a outros programadores que queiram desenvolver os seus próprios projectos neste campo do controlo da mente, sendo que houve já um grande investimento por parte da This Place na divulgação do produto junto de programadores espalhados por todo o mundo.

O MindRDR foi lançado com um código fonte base que será de fonte aberta para todos aqueles que queiram continuar as investigações neste campo. Actualmente, são já mais 150 equipas que estão a desenvolver os seus projectos com base no MindRDR.

Totalmente desenvolvido com base na interactividade da mente, este dispositivo poderia significar uma assistência e maior liberdade por parte de pessoas com qualquer tipo de deficiência. Estas pessoas teria a liberdade de comunicar com o mundo de uma forma autónoma, por exemplo através de redes sociais, poderiam utilizar aplicações de produtividade de uma forma simples, o que no fundo poderia ser uma ferramenta para acabar com o isolamento social ou com os sentimentos de inutilidade que muitas vezes assolam a vida destas pessoas.

Exit mobile version