Já imaginaram o quanto uma carteira virtual, teria utilidade? E os problemas que evitaria?
Foi inventado na Nova Zelândia o Pago. Um sistema de pagamento, através de uma carteira virtual. O processo, é simples de utilizar. O primeiro passo será criar uma conta, no PAGO, depois basta transferir dinheiro para essa conta virtual, para a qual o banco não será obstante, pois já existem acordos com a banca, previamente estabelecidos.
Depois de criar a conta e ser transferido o montante mínimo, para que a mesma seja activada, será disponibilizado ao utilizador um código identificador, uma espécie de NIB, e a sua palavra PASS. A partir deste momento o utilizador, estará apto para utilizar esta forma de pagamento virtual.
Existem duas formas para o fazer, a primeira forma, consiste no pagamento por texto, ou seja, através de uma SMS, que pode ser enviada, como é natural, pelo telemóvel. Como poderá, assistir no vídeo, que se segue, este pagamento, via sms, é muito simples basta que a outra pessoa, a quem pretendemos transferir a quantia tenha uma conta no PAGO. A mensagem deverá conter um texto standard, uma espécie de código sob a forma de texto que funciona como um identificador da acção que vamos realizar, e inserir o número de identificação PAGO da outra pessoa.
A outra forma, de pagamento, é realizada através da Internet, basta que o utilizador que pretende transferir a quantia, tenha conhecimento do e-mail, especifico PAGO, da outra pessoa a quem o montante se destina, cada utilizador tem acesso a um e-mail aquando da abertura da conta, para concluir basta que envie o e-mail, com a ordem de pagamento, como é visível no vídeo que se segue.
Esta forma de pagamento tem revolucionado a vida dos Neos – Zelandeses, como vêm esta tecnologia não é uma miragem, é algo bem credível de suceder em Portugal. É uma forma de pagamento extremamente segura, deve ser utilizada apenas para a transferência de pequenas quantias. PAGO, é um sistema inventado para ser utilizado de forma prática, como utilizamos a nossa carteira. É muito útil para situações onde por exemplo não temos dinheiro em papel ou quando queremos transferir dinheiro para alguém, que esteja noutro local distante.
Agora devem estar a pensar, como pago às pessoas, que não têm conta no PAGO, simples, basta que façam o mesmo processo, nesse caso enviem um sms para o número de telefone da pessoa, ou enviem o e-mail para o seu e-mail, normal, pois a mesma receberá a informação que estão a tentar pagar-lhe e será no momento convidada a abrir conta no PAGO.
Outra duvida que se poderá colocar, é a passagem desse dinheiro virtual, para o papel, e isso também é simples, como o PAGO, tem acordo com todos os bancos basta que transfiram para a conta bancária o dinheiro e que mais tarde o levantem. Mas também com tantas facilidades com o dinheiro virtual, quem precisa de papel, se todos aderirem a esta tecnologia, todos vão lucrar. As operações, irão se realizar de forma mais simples e prática. Esta tecnologia, poderá ser alargada ao pagamento a empresas, ao comércio tradicional, umas simples compras, pagas através do telemóvel, já imaginaram….?? ‘
Para facilitar a visualização do crédito e para realizar transferências do banco para a carteira virtual, existem mupis espalhados pelas cidades da Nova Zelândia, nas paragens de autocarro etc… Uma fantástica operação de Marketing, que levou a que o sistema ganhasse prémio internacionais como é exemplo, o de Cannes.