A era dos pequenos, dos muito pequenos computadores parece ser esta e eles estão a proliferar. São poderosos e a cada fornada trazem mais novidades que deixam de boca aberta os mais incrédulos dos aficionados pelas tecnologias.
Se já existiam vários players a dar cartas neste segmento, agora é a vez da NVIDIA lançar o Jetson TX1, um computador do tamanho do seu cartão de crédito mas com a capacidade de aprendizagem, o que é algo inovador!
Sempre que algum fabricante chega a um segmento fortemente povoado, o normal é trazer algo que se destaque. Assim, a gigante do processamento gráfico trouxe uma particularidade curiosa neste novo SoC, que pode mesmo potenciar algumas novas tecnologias.
O Jetson TX1 tem a capacidade de promover a aprendizagem do dispositivo que está a equipar. Por exemplo, se este computador estiver a equipar um drone, este drone será capaz de navegar por entre as árvores de um bosque conseguindo perceber qual será o melhor trajecto para efectuar uma acção de salvamento para o qual foi talhado.
Igualmente, se este computador da NVIDIA equipar um sistema de vídeo-vigilância, irá potenciar o sistema com capacidades de identificar as pessoas, de forma muito concreta e pormenorizada, pelo meio de uma multidão. Assim como projectos ainda mais ambiciosos, quando a empresa dá exemplos de robôs capazes de reproduzir de forma muito fiel hábitos de um indivíduo.
Outra característica muito interessante do Jetson TX1 é que este foi desenhado para processar redes neuronais profundas, com software que imita como os humanos reconhecem os objectos e interpretam a informação.
Características
GPU: 1 teraflops, 256-core Maxwell™ architecture-based GPU offering best-in-class performance
CPU: 64-bit ARM A57 CPUs
Vídeo: 4K video encode and decode
Câmara: Support for 1400 megapixels/second
Memória: 4GB LPDDR4; 25.6 gigabits/second
Armazenamento: 16GB eMMC
Wi-Fi/Bluetooth: 802.11ac 2×2 Bluetooth ready
Networking: 1GB Ethernet
Sistema operativo: Linux for Tegra
Tamanho: 50mm x 87mm
O sistema do Jetson TX1 oferece 1 teraflop de rendimento, sendo este entre duas a três vezes a potência dos Tegra K1, utilizando os mesmos dispositivos NVIDIA Shield, no tablet Nexus 9 de Google e nalguns Chromebooks da Acer e da HP.
Esta é uma nova porta que se abre para atalhar caminho à inteligência artificial, à programação num nível elevado em termos de dispositivos autónomos vocacionados para sistemas de navegação, drones, Internet das coisas, segmento automóvel e muito mais.
O kit para programadores do Jetson TX1 poderá ser já reservado a partir de hoje, 12 de Novembro, pelo preço de 599 dólares, nos Estados Unidos. Noutras regiões, ficará disponível algumas semanas depois. A expectativa da NVIDIA é vender elo menos mil unidades até início de 2016.