De forma recorrente e a velocidades estonteantes os computadores estão a afastar-se das interfaces gráfica de pouca qualidade e estão a começar a fazer uso dos elevados recursos que têm disponíveis. Daí advém que a nossa experiência de utilização é cada vez mais gratificante e tiramos melhor partido do que nos é oferecido.
No entanto existem ainda zonas que insistem em ser cinzentas e sem a interactividade que é possível oferecer hoje em dia. Um exemplo disso é a BIOS das motherboards. A interacção é feita recorrendo ao teclado e o grafismo é digno de um velhinho programa de DOS. Existem no entanto algumas experiências e desenvolvimentos em curso que vão mudar a nossa forma de ver as BIOS. Um exemplo disso é a nova BIOS EFO da ASUS.
Com esta nova interface gráfica as configurações da BIOS deixam de ser a tarefa chata e perdem em parte a graça que tinham. Passamos a poder alterar tudo com o rato e de forma simples.
É ainda adicionada a possibilidade de vermos em tempo real o estado dos principais componentes do PC. A temperatura do CPU e a velocidade das ventoinhas estão presentes no ecrã de forma simplificada e de fácil compreensão.
O nome desta nova BIOS é Extensible Firmware Interface (EFI) e está apenas disponível para as motherboads ASUS da série P5Q e não traz mais do que a interface gráfica. Mas no futuro a ideia da ASUS é incorporar outras funcionalidades que possam fazer uso das novas capacidades gráficas.
Srs fabricantes de motherboards, o que esperam para seguir este exemplo e apresentarem ao mundo as vossas novidades? E o leitor, o que achou desta novidade? Faz sentido? Ou é pura perda de recursos? Coloquem as vossas opiniões nos comentários.