Drones e robôs – ou pessoas num aeroporto desconhecido – poderiam beneficiar de uma técnica de navegação que combina sinais Wi-Fi e tecnologia de acelerómetro.
Há algumas tecnologias para atacar este problema de georreferenciação no interior. Contudo, os resultados ainda estão aquém do que é necessário. Nesse sentido, um grupo de investigadores criou o WIO. Vamos conhecer estas inovações.
Precisão ao calcular velocidade e distância em interiores
A técnica em investigação na Universidade do Estado da Carolina do Norte mede a velocidade e a distância em ambientes internos. Dessa forma, é possível monitorizar dispositivos em tempo quase real.
Chamamos a nossa abordagem de Odometria Inercial Assistida por Wi-Fi (WIO). O WIO usa o Wi-Fi como um sensor de velocidade para rastrear com precisão o quão longe algo se moveu. Pense nisso como um sonar, mas a usar ondas de rádio, ao invés de ondas sonoras.
Explicou Raghav Venkatnarayan, co-autor do projeto.
Onde se pode aplicar o WIO?
Dispositivos como smartphones incorporam unidades de medição inercial (IMUs) para calcular até onde um dispositivo se moveu, mas os IMUs sofrem grandes erros de derivação e pequenas imprecisões podem rapidamente tornar-se exageradas.
Em ambientes externos, muitos dispositivos usam o GPS para corrigir as suas IMUs, mas isso não funciona em áreas internas onde os sinais de GPS não são confiáveis ou não existem.
Criamos o WIO para trabalhar em conjunto com a IMU de um dispositivo, corrigindo quaisquer erros e melhorando a precisão dos cálculos de velocidade e distância. Esta melhoria na precisão também deve melhorar os cálculos relativos à localização precisa de um dispositivo em qualquer ambiente interior onde haja um sinal Wi-Fi.
Disse Muhammad Shahzad, membro da equipa de investigadores.
Navegação no interior de drones e robôs
Os investigadores queriam testar o software WIO, mas não conseguiram ter acesso às placas de interface de rede Wi-Fi em dispositivos prontos para uso, como smartphones ou drones. Para resolver o problema, os especialistas disseram que criaram um protótipo de dispositivo que poderia ser usado em conjunto com outros dispositivos.
Nesse sentido, os investigadores descobriram que o uso do WIO melhorou os cálculos de velocidade e distância de um dispositivo para navegação interna. Os equipamentos que utilizam o WIO calcularam a distância com uma margem de erro que varia entre 5,9% e 10,5%. Por outro lado, sem o WIO, os dispositivos calcularam a distância com uma margem de erro de 40 a 49%.
Vemos o WIO como tendo aplicações em tudo, desde ferramentas de navegação interior, monitorização de fitness e jogos interactivos.
Referiu Venkatnarayan numa declaração.
Segundo informações da equipa, estes estão atualmente a trabalhar com a Sony. O objetivo é melhorar mais a precisão do WIO, com um olho para a incorporação do software em tecnologias off-the-shelf.