Pplware

NASA vai enviar smartphones Android para o espaço

Smartphones Android para desenvolvimento de Nano-satélites

Ao longo de vários artigos temos vindo a apresentar projetos interessantes que recorrerem às plataformas móveis, tradicionalmente usadas em smartphones e tablets, como sistema principal para controlo de todos os recursos desses projectos.

Esta segunda-feira, a agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou aqui que tem em curso o desenvolvimento de mini-satélites de baixo custo (cerca de $3,500), que usam Android e que irão ser enviados para o espaço brevemente.

O uso de smartphones para projectos de investigação não é uma novidade. Relembramos que a NASA enviou recentemente dois iPhone4 para o espaço para realização de testes que, permitirão no futuro às naves espaciais, a sua própria auto-localização, enquanto realizam a exploração no espaço. Os iPhone 4  levaram a aplicação SpaceLabs instalada e tinham como principal objectivo medir a altura e curvatura da terra e avaliar os contornos da crosta terrestre.

Relativamente aos smartphone com Android, a NASA refere no site oficial que que “Um pequeno grupo de engenheiros da NASA tem vindo a trabalhar no projeto (baptizado de PhoneSat) com o objectivo de evoluir rapidamente a arquitetura que envolve os satélites

A small team of engineers working on NASA’s PhoneSat at the agency’s Ames Research Center at Moffett Field, Calif., aim to rapidly evolve satellite architecture and incorporate the Silicon Valley approach of “release early, release often” to small spacecraft.

O PhoneSat 1.0 tem como core um HTC Nexus One e tem como principal objectivo tirar fotos com a respectiva geolocalização da superfície da Terra. Esta versão deverá “permanecer vivo” no espaço por um curto período de tempo.

Por outro lado, a versão 2 deste projecto (PhoneSat 2.0) tem o formato de um cubo com 10 cm e usará um Samsung Nexus S que irá ser o “cérebro” para realizar um conjunto de operações. O PhoneSat 2.0 faz uma expansão das funcionalidades do PhoneSat 1.0 e permitirá comunicação bi-direcional (para controlo remoto a partir a terra) e terá painéis solares para aumentar a autonomia e um repetidor GPS.

Segundo informações, a Nasa deverá lançar 3 desses satélites (2 PhoneSat 1.0 e um PhoneSat 2.0)  ainda este ano ou no inicio do próximo. O preço de desenvolvimento dos projectos é crucial para a NASA, uma vez assim poderá evoluir, a um bom ritmo, toda a tecnologia inerente ao PhoneSat 1.0 e 2.0.


Homepage: NASA

Exit mobile version