Pplware

Multibanco: Que ícones são estes que são apresentados no ecrã?

Já lhe aconteceu usar centenas de vezes um serviço e não reparar em determinadas informações? Pois, é comum! Normalmente estamos focamos em determinadas áreas do ecrã e nem “perdemos” um segundo para registar todas as informações que nos são passadas.

Já alguma vez reparou nos dois ícones que se encontram no canto inferior do ecrã de uma caixa multibanco?


Criado a 2 de setembro de 1985 com a instalação da rede de ATM, juntamente com uma série de operações que foram sendo implementadas ao longo dos anos, das quais se destacam os pagamentos de serviços, os pagamentos ao Estado, o carregamento de telemóveis e o carregamento de passes, entre outras, o MULTIBANCO passou a fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

Atualmente a Rede MULTIBANCO disponibiliza mais de 90 funcionalidades, algumas das quais premiadas a nível europeu.

Multibanco: Que significam os dois ícones?

As máquinas ATM dão algumas informações importantes para os clientes. Os dois ícones seguintes indicam se a máquina tem dinheiro e se tem papel para talões, respetivamente. Caso a máquina não tenha dinheiro ou papel para talões, aparecerá um X para o cliente saber antecipadamente.

Os algarismos abaixo representam o banco a sucursal e o número da máquina, sendo útil para reportar avarias.

Agora sempre que for a um multibanco, vai certamente lembrar-se deste artigo. Para os que já sabiam, podem sempre partilhar e dar a conhecer a outros.

Segundo o site da PorData, em 2021 haviam 12.486 caixas multibanco. A título de comparação, em 1990 haviam apenas 821.

Burlas com o Multibanco

E já que o tema é Multibanco, nunca é demais avisar das burlas! Em tempo de férias é normal que a afluência aos pontos de Multibancos seja maior! Aproveitando tal cenário, os burlões têm os mais diversos esquemas para conseguir obter “dinheiro fácil”. Um dos esquemas que continua a ser muito popular em Portugal é a clonagem de cartões usando para isso skimmers.

Como funciona a clonagem de cartões usando skimmers?

A técnica é aparentemente simples e eficaz! Na ranhura onde se colocam os cartões de crédito e débito, os burlões colocam um dispositivo capaz de ler as bandas magnéticas (skimmers). É também incluída uma minicâmara para registar o código PIN introduzido.

Toda a operação é controlada à distância uma vez que o dispositivo comunica normalmente por Bluetooth ou Wi-Fi.

Exit mobile version