Pplware

Mikrotik RB2011 2HnD-IN – Router, Switch, Wireless…

…tudo num só equipamento

A área do networking sempre teve um lugar especial no Pplware. Ao longo de vários artigos temos abordado temas sobre as redes de dados (com e sem fios), protocolos de rede, tecnologias, apresentação de equipamentos activos e passivos de uma rede de dados, etc.

Muitos leitores questionam: “Mas qual o equipamento de rede ideal/qual o mais completo/Qual o mais barato?”. Apesar de tudo depender do cenário de rede, os equipamentos da Mikrotik são bastante robustos, completos e muito funcionais, e normalmente cumprem na totalidade requisitos dos leitores.

A Officelan, empresa que comercializa equipamentos Mikrotik,  enviou-nos o  RouterBoard Mikrotik RB2011 2HnD-IN para que possamos fazer a nossa apresentação e análise do equipamento.

O RouterBoard Mikrotik RB2011 2HnD-IN vem numa simples caixa de papelão, com design mínimo, pois para a empresa, o que conta mesmo é o conteúdo, mais propriamente a capacidade/performance e funcionalidades oferecidas nos equipamentos.

Como referido, um dos aspectos que distingue os equipamentos Mikrotik de outros, é que a empresa consegue transformar ”pequenos equipamentos”, que normalmente apenas seriam direccionados para o mercado doméstico, em equipamentos direccionados para o SOHO (Small Office, Home Office), super completos e potentes, com tecnologia de ponta, que normalmente só está presente em equipamentos de gama empresarial.

O Mikrotik RB2011 2HnD-IN traz a nível de CPU um Atheros AR9344 a 600 Mhz e 128 MB de memória RAM (onboard) DDR2 SDRAM. A nível de interfaces wired (portas cabo), este equipamento disponibiliza:

De referir que porta 1 suporte PoE (Power over Ethernet)

Na parte frontal esquerda, o equipamento inclui uma interface Gigabit Ethernet SFP (Mini-GBIC; O modulo SFP não está incluído)

Além da componente Wired (ligações por cabo), o Mikrotik RB2011 2HnD-IN traz também suporte para os standards Wireless 802.11 b/g/n. O equipamento traz integradas duas antenas de 4 dBi de ganho,que garantem a melhor velocidade de comunicação e cobertura.

Uma das características interessantes deste equipamento é a disponibilização na parte superior de um pequeno touchscreen LCD,  para monitorização das estatísticas das interfaces (estado das interfaces em tempo real por minuto, hora e semana). No entanto, a nova versão 6 do sistema operativo, trará novas funcionalidades ao LCD (ver aqui).

Resumo das Características Técnicas
  • CPU – Atheros AR9344 600MHz
  • RAM – 128MB DDR2 SDRAM
  • Interfaces
    • 5 portas Ethernet a 10/100 Mbps com suporte para Auto-MDI/X
    • 5 portas Ethernet a 10/100/1000 Mbps com suporte para Auto-MDI/X
  • Wireless
    • Suporte para os standards Wireless 802.11 b/g/n
    • 2 Antenas de 4 dBI
  • Interface Gigabit Ethernet SFP
  • Dimensões: 214 mm x 86 mm
  • Peso: 146 g
  • Sistema Operativo: Mikrotik  RouterOS L5
  • Suporte para PoE (passivo, a 24 v)

    Além das funcionalidades já referidas, de salientar que este equipamento tem um consumo na ordem (máximo) dos 15W. Nos próximos dias iremos proceder a uma an´slise mais detalhada do equipamento e, caso pretendam ver alguma característica analisada com mais detalhe, basta que nos indiquem nos comentários. De facto, este equipamento é um ALL-in-One e, sem dúvida, que promete!….Vamos lá aos testes!


    Homepage: Ver Mikrotik RB2011 2HnD-IN

    Exit mobile version