Pplware

Microsoft convida Portugueses a dar Voz aos computadores

Será que a Microsoft nos “ouviu” ? Obrigado Microsoft ! Há relativamente 5 meses divulgamos aqui no pplware o projecto MagickEye e com ele uma carta dirigida à Microsoft pelo Pedro Monteiro que sofre de esclerose lateral amiotrófica. Toda essa informação pode ser encontrada aqui:  Magic Eye ganha prémio Eng. Jaime Filipe. O Magick Eye é uma aplicação informática que permite que pessoas possam controlar o rato do computador apenas com os olhos, não exigindo que a cabeça esteja imóvel.

Hoje quando entrei no Facebook vejo uma notícia relacionada com este tema … fiquei bastante feliz.

O projecto consiste em angariar vozes portuguesas através do Your Speech – com o propósito de desenvolver a tecnologia de reconhecimento de fala, aplicável em contextos de comunicação natural pessoa-computador e em cenários de síntese de fala para os cidadãos com necessidades especiais. Este projecto pretende iniciar um movimento de cidadania pela causa do avanço do conhecimento, da ciência e das tecnologias de reconhecimento e síntese de fala, as quais encontram uma aplicabilidade especial na melhoria da acessibilidade dos cidadãos às tecnologias da informação.

O projecto Your Speech desenvolvido pelo Microsoft Language Development Center (MLDC), centro de investigação da Microsoft para o desenvolvimento da linguagem estabelecido em Portugal em 2005, inclui duas aplicações de voz que vão permitir o desenvolvimento das tecnologias de reconhecimento e síntese de fala em português, a partir da doação das vozes dos portugueses.

Estas aplicações visam compilar o maior número de palavras e frases em língua portuguesa, contribuindo desta forma para uma base de dados de fala que o MLDC está a desenvolver e a actualizar constantemente em 26 línguas, incluindo o português europeu, o português do brasil e todas as principais línguas da Europa Ocidental. As vozes recolhidas são depois utilizadas para o desenvolvimento e teste de sistemas de reconhecimento de fala, nas línguas referidas.

Com o projecto Your Speech, a Microsoft pretende fazer crescer o número de cidadãos portugueses com acesso às tecnologias de informação, em especial os que têm dificuldades auditivas ou de cognição, as pessoas com limitações de mobilidade ou mais vocacionadas para formas naturais de interacção pessoa-computador, como os idosos, que têm maior dificuldade em utilizar os recursos de interacção dominantes (teclado e rato).

Paralelamente, este projecto vem ainda permitir o desenvolvimento e a melhoria das capacidades de acesso telefónico ao Microsoft Exchange (sistema empresarial de gestão de correio electrónico, calendário e agenda de reuniões e contactos), com reconhecimento e síntese de fala.

Projecto Your Speech – Aplicações para recolha de dados de fala

A primeira aplicação do projecto Your Speech para recolha de dados de fala consiste num jogo online onde o utilizador pode testar os seus conhecimentos numa série de questões de cultura geral e ao mesmo tempo contribuir para o avanço da tecnologia da linguagem. Para jogar, apenas tem de responder às questões utilizando a sua voz. As respostas são gravadas num sistema de reconhecimento de fala e, após um processamento que garante o anonimato do utilizador, são utilizadas para melhorar a tecnologia da linguagem em Portugal.

A segunda aplicação consiste na geração automática de uma voz sintética personalizada, utilizando, uma vez mais, a fala do utilizador para esse efeito. Ao ler um conjunto mínimo de frases, cuidadosamente escolhidas pelo MLDC, a aplicação é capaz de gerar uma voz computorizada recorrendo à fala do utilizador. Após este contributo, os participantes podem utilizar a sua voz personalizada para gerar ficheiros de áudio que irão surpreender os amigos ou simplesmente para ouvir o computador falar com a sua própria voz.

Na nossa opinião, este tipo de projecto faz-nos pensar que todos podemos colaborar para um mundo melhor e sem barreiras. É tão bom ajudar…

Artigos relacionados


Homepage: Projecto Your Speech
Homepage: Projecto Magickey

Exit mobile version