Pplware

Micro Robô – Salta e voa com precisão até ao alvo

Em 2008, investigadores suíços apresentaram um “robô saltador”, inspirado em grilos e gafanhotos. Pesava apenas 7 gramas e conseguia saltar uma distância equivalente a 27 vez o tamanho do seu próprio corpo.

Robôs saltadores são motivo de grande interesse e pesquisa por parte dos investigadores que trabalham com os robôs miniaturizados. O salto é a forma mais eficiente de se livrarem de obstáculos, que são complicados de ultrapassar abaixo de determinadas dimensões.

Microplanador

Como modo de evoluir a investigação, um grupo de investigadores resolveu utilizador o “robo saltador” como uma espécie de plataforma de lançamento para um robô voador, que poderá lançar-se de numa missão  a partir de qualquer ponto, sem a necessitar de ser lançado ou contar com equipamentos extra para o efeito.

Toda a estrutura do robô saltador transformou-se na base do micro robô voador. Ou de forma mais justa, podemos dizer que o robô saltador recebeu asas.

Depois de finalizado, agora mais pesado, o micro robô é capaz de saltar de uma altura até 1,4 metros, o que será suficiente para o permitir alcançar o voo. Ao receber a indicação de lançamento, o robô salta, atinge o voo e encaminha-se para um determinado ponto onde pousa e prepara-se para outra missão. A preparação inclui o carregamento das suas baterias através de células solares.

Asas com músculos artificiais

Agora os investigadores estão a trabalhar na capacidade de manter o voo estável. Devida à leveza do robô, um simples vento pode-o tirar do rumo e assim impossibilitar que este atinja o alvo programado. Como trabalho futuro, a ideia será dotar o robô da capacidade de este se desviar de obstáculos que se encontrem pelo caminho. Outra ideia futura é a possibilidade de dotar o robô . que é um microplanador e não um microavião – de motores que o permitam voar de forma activa com maior controle e alcance.

Mesmo não tendo motor, o microplanador tem controle sobre o voo – o que o permite estabilizar-se – através de músculos artificiais. Os músculos dão total controle sobre as asas. Num ambiente fechado, não sujeito a ventos, o protótipo é capaz de se lançar aos “ares” e voar directamente em direcção a uma fonte de luz.

Exit mobile version