Pplware

MammoScreen: O novo dispositivo para diagnóstico de cancro da mama

Já ouviu falar em MammoScreen? O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Esta é uma doença que requer atenção e todos os estudos não são, ainda, suficientes. Nesse sentido, o diagnóstico é fundamental.

O projeto MammoScreen tem como objetivo revolucionar o diagnóstico de cancro da mama. Saiba o que é.


MamoScreen: dispositivo não utiliza radiação…

Chama-se MammoScreen e este projeto promete revolucionar a forma como se faz o diagnóstico de cancro da mama. Trata-se, na prática, de um novo dispositivo médico que trabalha à base de micro-ondas, de forma a responder às lacunas que foram identificadas na mamografia.

De acordo com a publicação da SIC, a mamografia, ao ter radiação, não se pode fazer sempre que se quer ou que é preciso, tem uma taxa elevada de falsos positivos – o que traz ações médicas desnecessárias para confirmar o diagnóstico. Além disso, mamografia como hoje a conhecemos não se pode fazer em mulheres jovens porque não trabalha em tecido mamário denso.

Estas lacunas são ultrapassadas pelo MamoScreen. Este novo dispositivo, como não utiliza radiação, pode ser utilizado em mulheres jovens, grávidas e as vezes que forem necessárias, além de ser mais barato em comparação com os métodos já existentes, sendo também fácil de instalar e de manusear.

Tamara Milagre, presidente da EVITA (associação que integra o projeto), refere que este aparelho tem que vir para Portugal porque com ele vai mudar tudo ao nível do rastreio global de cancro da mama”.

Leia também..

Exit mobile version