Pplware

Mais novidades Playstation 4!

O evento Game Developers Conference 2013 (GDC), que decorreu em São Francisco, na Califórnia teve bastante que falar sobre a nova consola da Sony, Playstation 4.

Com o passar do tempo, vai-se desmistificando a imagem da sucessora da Playstation 3 e as expectativas estão cada vez mais elevadas.

 

Desta feita, e em plena GDC, a Sony revelou mais algumas curiosidades da PS4, no que respeita ao seu user interface, às contas e utilizador e funcionalidades sociais do sistema.

Chris Norton, engenheiro do Departamento de Desenvolvimento e Suporte da Sony Computer Entertainment America, mostrou a interface da nova consola e reforçou a ideia de que o sistema permitirá disponibilizar ao utilizador mais informações sobre um jogo mesmo antes de o jogo começar, como por exemplo comentários de outros jogadores ou mesmo conteúdos para download.

Um ecrã novo permite que o utilizador veja de forma simples e imediata, o que seus amigos da PlayStation Network estão a jogar no preciso momento, bem como também oferecerá a opção de utilizarmos o nosso nome real para aparecer nos jogos. Passará a haver assim, duas formas de estarmos indicados no sistema, com o nosso nickname de Playstation Network ou com o nosso nome verdadeiro.

Caso o utilizador opte por associar a sua conta da PSN com a do Facebook, será obrigado a utilizar o seu nome (que está configurado no seu perfil da rede social).

Uma outra novidade é o facto da Sony prever o alargamento do número máximo de amigos na Playstation 4, não havendo ainda novidades quanto a qual será esse número.

A Playstation 4 apresenta ainda, um processador de 8GB de RAM mas até ao momento a grande novidade continua a ser o novo comando touchpad, o DualShock4 incorporado com uma câmara 3D e compatível com auscultadores, marcando a diferença em relação às consolas apresentadas até hoje, pela Sony.

DualShock 4

O modo espectador será ativado pelo botão ‘Share’, no próprio controle DualShock 4, que será embutido no hardware da Playstation 4. Desta forma as equipas de desenvolvimento não vão necessitar de produzir código de propósito para esse botão, em cada jogo. Os utilizadores também vão poder enviar comentários enquanto assistem a uma partida, e um pressionar mais demorado no botão Share tira um screenshot imediato. A barra de luz no controle será iluminada com uma cor que representa cada jogador: azul é para o player 1, vermelho para o player 2, verde para o player 3 e rosa para o player 4 – assim como as cores dos botões X, círculo, triângulo e quadrado. Outra novidade é que, os botões L1 e R1 agora serão digitais.

PlayStation Eye

O novo PlayStation Eye, um dispositivo com sensor de profundidade e duas câmaras  ligar-se-á ao PS4 com um conector próprio, e não através de USB. O acessório é capaz de detectar a cor da barra luminosa do DualShock 4 para integrar os jogadores com os personagens dos jogos, possibilitando uma maior imersão no game.

Aplicativo para Android e iOS

A Sony fez ainda uma demonstração de uma aplicação nova do PlayStation que estará disponível no iOS e Android. Essa App vai permitir ao usuário navegar na PlayStation Store e comprar jogos através da mesma, iniciando após a compra, o processo de download dos jogos, podendo o utilizador comprar um jogo nos transportes públicos e quando chegar a casa já ter o download concluído.

Entretanto, Tommy Tomasi, vice-presidente da NVidia afirmou recentemente que as capacidades da nova Playstation 4 serão idênticas às de um computador com um processador mediano.

Tommy Tomasi foi aliás, um pouco além, ao declarar que “se a Sony começar a vender o console em Dezembro, como indicou, ele oferecerá apenas a metade da performance de uma Geforce GTX 680, se levarmos em conta a capacidade de GFLOPS e de renderizar texturas”. Será que se nota aqui algum tipo de ressentimento com a Sony por causa das placas utilizadas na Playstation 4?? A Playstation 4 promete cada vez mais … e a meu ver, será mais um sucesso para as cores da Sony. No entanto ainda subsistem muitas questões por responder.

E vocês? O que acham? Acham que a Playstation 4 vai ser mais um sucesso? Como acham que o mercado, em crise, vai reagir ao seu lançamento?


Homepage Sony Playstation 4

Exit mobile version