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Jaguar quer monitorizar as ondas cerebrais dos condutores

O objectivo é melhorar a concentração dos condutores e reduzir o número de acidentes.

A tecnologia inteligente adaptada ao sector automóvel está a desenvolver-se a um ritmo alucinante. Já são conhecidos os automóveis que conduzem sozinhos, os “telecomandados” e, agora, é a vez dos automóveis capazes de monitorizar os condutores e prever as suas acções.

Através da tecnologia desenvolvida pela NASA para monitorização da concentração dos seus pilotos, tanto em ambiente de simulação como de voos reais, a Jaguar prepara-se para dotar os seus automóveis da capacidade de analisar as ondas cerebrais dos condutores.

O sistema de monitorização será colocado no volante através de vários sensores ligados ao computador de bordo, capazes de avaliar a informação recolhida e enviar alertas ao condutor, como vibração no volante ou algum aviso sonoro, sempre que detectar que o condutor está distraído ou a adormecer.

Mas este não é o único projecto sobre a qual a empresa se está a debruçar. Avaliar a saúde do condutor é também um dos objectivos, através de sensores localizados no seu banco.

São sensores capazes de avaliar se o condutor está apto para conduzir adaptando as condições ambiente às suas necessidades, como colocar uma música que o acalme quando são detectados níveis de stress elevados. No futuro, na Era da auto-condução, estes sensores seriam capazes de concluir uma viagem caso o condutor não se visse capaz para o fazer.

Além destes projectos com uma previsão de aplicabilidade a longo prazo, existem outros dois para serem aplicados a veículos actuais.

Nomeadamente, tornar o pedal do acelerador háptico que poderia, por exemplo, vibrar sempre que o condutor estivesse a atingir um limite de velocidade ou prestes a bater noutro automóvel. O outro projecto seria de introduzir câmaras no interior do automóvel para antecipar os movimentos do condutor e assim tornar a condução mais prática.

A Jaguar afirma que nenhum destes projectos atingiu ainda um nível de maturidade suficiente para poder ser aplicado nos veículos e ainda não previsão para que tal venha a acontecer.

Fonte: Jaguar Land Rover

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