Pplware

Já está disponível o novo Bluetooth 5: o dobro da velocidade

O futuro passa, sem dúvida, pelas tecnologias de ligação sem fios. O Bluetooth 5 foi agora apresentado e encaixa na perfeição no mundo da Internet das coisas e não só. Quando falamos em tecnologias sem fio, de certeza que lhe vem à memória tecnologias como o wifi, o bluetooth e os infravermelhos, verdade?

Então esta discussão em volta do jack 3,5mm é hoje uma antiguidade, visto que amanha, no futuro mais “epidérmico”, a tecnologia é wireless e passa principalmente pelo Bluetooth. Então será esta a tecnologia mais preponderante no segmento wireless?

Com o crescimento do segmento dos dispositivos móveis, os fios começaram a atrapalhar e o desenvolvimento de melhores tecnologias de comunicação têm vindo a potenciar uma revolução total. Podemos não prestar atenção mas estamos no caminho em que os dados viajam de um sítio para o outro pelo ar.

Uma das comunicações neste tipo de tecnologias é o Bluetooth, pese o facto de muitas pessoas não entenderem dessa forma.

 

Bluetooth 5 já está disponível

Depois de prometido para o mês de Junho passado, o Bluetooth 5 está agora disponível. Contudo, isto não quer dizer que já o irá encontrar hoje nos dispositivos que estão no mercado. Os fabricantes que formam o consórcio “Bluetooth Special Interest Group” precisam de tempo para integrar esta nova tecnologia nos dispositivos e somente durante o ano de 2017 é que deverão aparecer os primeiros equipamentos com esta nova tecnologia.

 

Mas o que traz de novo o Bluetooth 5?

Antes de mais importa salientar que esta nova norma, traz à tecnologia o dobro da velocidade e um alcance 4 vezes superior à versão actual do Bluetooth. Isto irá já em 2017 fazer nascer uma nova gama de dispositivos que não necessitam de fios, que trazem a comodidade de poderem ser usados num vasto leque de equipamentos, de ter consumos de energia mais baixos e uma qualidade de utilização superior.

Por falar em energia, esta nova versão, o Bluetooth 5 é agora uma tecnologia melhorada, especialmente em matéria de energia, já que é projectada para fazer a comunicação de forma mais rápida e “barata” entre dispositivos nas proximidades. Se olharmos para o mercado tal como ele está a crescer, verificamos que a nova versão aparece em boa altura, isto porque a Internet das Coisas está a crescer, está a ter uma abrangência tentacular e o Bluetooth quer conquistar a preferência no que toca ao suporte nativo de comunicação em todos os dispositivos.

 

Quantos fabricantes fazem parte deste consórcio?

Muitos e sem dúvida que estão lá os mais importantes. isto porque o grupo tem mais de 30 mil fabricantes. Claro, com tanto fabricante, não será de espantar que já no início de 2017, muitos destes coloquem nos principais certames,. como é o caso da CES 2017, gadgets equipados com a nova versão deste protocolo.

 

Bom o BT5, o que vai acontecer aos gadgets com a versão inferior?

Como sempre aconteceu, os dispositivos com versões inferiores vão ter o suporte para funcionar tal como funcionam agora. Apenas não terão o benefício de usar as mais avançadas soluções disponibilizadas pela versão que acaba de sair.

Exit mobile version