Elon Musk e os seus projetos inovadores não param de surpreender o Mundo. De automóveis elétricos de luxo até viagens interplanetárias, Elon Musk continua a “dar cartas” e desta vez foi no ramo da Inteligência Artificial.
Open AI é um projeto suportado, em parte, por Elon Musk em que o principal objetivo é investigar e melhorar as capacidades dos mecanismos de Inteligência Artificial de modo a beneficiar a humanidade como um todo.
O percurso da equipa do projeto Open AI tem sido preenchido com várias vitórias ao longo dos anos mas a mais recente conquista foi algo ímpar. Um bot foi criado para jogar Dota 2 e auto-melhorar-se à medida que joga contra ele próprio. Dota 2 é um jogo online extremamente desafiante e intenso com um cenário de batalha bastante difícil de ultrapassar.
No dia 12 de Agosto, Elon Musk publicou no Twitter o seguinte:
“Open AI foi o primeiro a, alguma vez, derrotar os melhores jogadores do Mundo de eSports. Bastante mais complexo do que jogos tradicionais de tabuleiro como Xadrez e Go.”
OpenAI first ever to defeat world's best players in competitive eSports. Vastly more complex than traditional board games like chess & Go.
— Elon Musk (@elonmusk) 12 de agosto de 2017
O Bot criado pela equipa do Open AI foi colocado à prova recentemente jogando com os melhores jogadores de Dota 2 a nível mundial. Os resultados foram surpreendentes. Vários jogadores profissionais foram derrotados pelo bot.
Durante o jogo, Dendi (jogador profissional de Dota) dizia para o bot: “Para de me bater…”
Sem dúvida, este foi um grande passo na direção certa para o desenvolvimento de agentes de Inteligência Artificial capazes de realizar tarefas complicadas. O Projeto Open AI continua a surpreender e a ultrapassar todos os obstáculos. Só podia “ter o dedo” de Elon Musk…