Pplware

InPutter: a tecnologia chega aos tacos de golfe

… pela mão de portugueses. Contribua para este projecto no Indiegogo.

Cada vez mais assistimos à introdução das novas tecnologias nos objectos do dia-a-dia e naqueles que nos vão acompanhando no desporto ou nos nossos hobbies. Para que muitos produtos inovadores possam ver a luz do dia é necessário um investimento que nem sempre está disponível, e o caminho passa por utilizar campanhas de crowdfunding, que são hoje um meio fundamental para o desenvolvimento de muitos projectos deste tipo.

Hoje damos a conhecer um projecto nacional da empresa Ingeniarius, que desenvolveu um taco de golfe inteligente, um putter, e pretende torná-lo um aliado de todos os jogadores de forma a melhorarem as suas tacadas, postura e desempenho durante os treinos e partidas.

O golfe é um dos desportos mais populares em todo o mundo que junta todo o tipo de praticantes, desde os atletas profissionais de elite, aos mais amadores que gostam de passar largas horas nos extensos campos verdes num convívio com amigos ou com parceiros de negócios.

Mas esta é uma actividade cuja “ciência” envolvida não é totalmente compreendida e, como tal, a empresa portuguesa Ingeniarius desenvolveu um taco inovador – o InPutter. Projectado para fornecer uma análise profissional à volta de cada tacada, o InPutter tem como objectivo “afinar” o desempenho dos atletas, bem como promover a modalidade do ponto de vista pedagógico, de treino e competição.

Hugo Espírito Santo, campeão europeu de Pitch & Putt a testar o InPutter.

A postura de um jogador de golfe é um dos mais importantes factores para o sucesso do desporto. Assim sendo, o InPutter é capaz de calcular as variáveis de processo mais relevantes inerentes ao gesto da tacada, monitorizando tudo em tempo real e através da Internet, obtendo dados preciosos para o jogador.

O InPutter conta com um processador ARM e módulo CC3000 SimpleLink da Texas Instruments, tornando-se assim num dispositivo sem fios, fácil de usar, e que apenas requer uma etapa de configuração para que seja ligado a uma rede.

anterior próxima

Este dispositivo não necessita de qualquer outra configuração de hardware ou instalação de software. Não depende exclusivamente de nenhum sistema operativo dado que a sua interface de monitorização beneficia da tecnologia HTML5 com WebGL. A aplicação InPutter Visualizer funciona em qualquer desktop, portátil, tablet ou smartphone, desde que o mesmo possua ligação à Internet e um browser.

Para que o projecto avance, a empresa necessita de um financiamento colectivo de 75 mil dólares até ao dia 18 de Janeiro, que está a ser desenvolvido na plataforma Indiegogo, sendo que o objectivo será lançar o InPutter no mercado em Maio do 2015.

Saiba mais sobre o InPutter aqui.

Crowdfunding para o InPutter  

Exit mobile version