Pplware

Impressoras 3D – Conheça 5 projetos fantásticos

Há cada vez mais projetos, não convencionais, a utilizar impressoras 3D. Pese o facto de conhecermos mais este tipo de impressoras a imprimir pequenos objetos, tirando proveito da tecnologia que derrete o ABS ou o PLA (entre outros materiais), a verdade é que o recurso a esta tecnologia está muito para lá do convencional.

Hoje vamos mostrar projetos e trabalhos finais que utilizaram uma impressora 3D para fabricar uma prótese, ou para produzir um orgão humano.

As Impressoras 3D são muito mais que o conceito tradicional que vemos no cotidiano. Vamos conhecer alguns projetos fantásticos que contam com impressoras 3D.

 

Casa totalmente impressa em 3D demorou só 24 horas a fazer

Na Rússia construíu-se uma casa com 38 metros quadrados, perfeitamente habitável com recurso a uma impressora 3D.

A obra esteve ao cargo da empresa Apis Cor que tem uma impressora que usa tecnologias modernas de injeção de betão para fabricar as casas.

Cada metro quadrado custa 275 dólares, logo, pelos 38 metros quadrados, o preço ronda os 10 mil dólares.

Ler mais sobre este projeto aqui: http://bit.ly/2myYyYb

 

Olli, o minibus autónomo, elétrico e fabricado na impressora 3D

É discreto, com linhas sóbrias, compactas, desenhado para acomodar 12 pessoas e foi-lhe dado o nome de Olli. Os seus criadores têm a esperança de que o projeto possa revolucionar o mundo do transporte.

Além das vantagens inerentes ao que já foi referido, os criadores do Olli destacam outro ponto muito importante: grande parte das suas peças podem ser impressas nas impressoras 3D.

Ler mais sobre este projeto aqui: http://bit.ly/2mz2aK7

 

Espanhóis criam impressora para fabricar pele humana

Um grupo de investigadores, da Universidade Carlos III de Madrid, desenvolveu uma impressora 3D capaz de fabricar pele humana que pode ser usada em transplantes, produtos cosméticos, etc.

Na prática, com esta impressora, será possível a replicação da estrutura natural da pele. O objetivo é produzir pele em grande escala e reduzir os custos de criação de pele humana através de biotintas, em vez dos tinteiros tradicionais.

Ler mais sobre este projeto aqui: http://bit.ly/2mz2aK7

 

Homem recebe Costelas de Titânio impressas em 3D

Graças à tecnologia de impressão 3D, cirurgiões no Hospital Universitário de Salamanca foram capazes de realizar algo tão complicado como produzir uma prótese de metal, desenhada para se adaptar às dimensões do corpo de um paciente espanhol de 54 anos anos que, derivado de um cancro ósseo, perdeu parte do externo.

Ler mais sobre este projeto aqui: http://bit.ly/2mzcl0Z

 

Hovalin: Violino inspirado nos Stradivarius mas impresso em 3D

Hovalin é um projeto Open Source que permite a qualquer pessoa imprimir um violino acústico numa impressora 3D. Os responsáveis pelo projeto dizem que os custos dos materiais rondam os 70 dólares e que o resultado é totalmente funcional.

Em termos de design o Hovalin foi inspirado no mítico e lendário Stradivarius. Agora vamos imaginar uma impressora 3D que permite imprimir um instrumento funcional a um custo de pouco mais de 65 euros. Já está a ver que estes dispositivos estão cada vez mais versáteis, acessíveis e, acima de tudo,… ousados.

Ler mais sobre este projeto aqui: http://bit.ly/2mzcl0Z

Há mais outros que podem fazer a diferença, que são esperança para curar certas doenças ajudar a recuperar a mobilidade e a qualidade de vida. Há outros que estão destinados à exploração espacial e muitos outros ainda que são para as trivialidades do dia a dia. Mas serão cada vez mais presença nas nossas vidas.

Leia também:

Exit mobile version