Pplware

IBM prevê controlo por mente de gadgets…

…daqui a 5 anos.

Actualmente estamos rodeados e envolvidos numa sociedade de consumo tecnológico e com dependência voraz à novidade electrónica, a população está dependente dos dispositivos que ao longo dos anos aceleraram de forma colossal a vida das pessoas. O telemóvel é o melhor exemplo para definir o quanto estamos ligados ao mundo em qualquer momento e em qualquer parte desta aldeia global. Vivemos numa sociedade de informação resultante da inovação ocorrida em curto espaço de tempo.

Por exemplo, se há alguns anos lhe referissem que iria poder controlar o telemóvel por voz e ele teria a capacidade de aprender será que acreditaria? Mas com o iPhone, com o SIRI é hoje uma realidade. Agora vamos aumentar a fasquia e imaginar como seria se pudessemos controlar dispositivos com a mente, deixar de ter uso para as suas palavras passe e se tornasse a principal fonte de energia da sua casa?

Estas são apenas 3 das 5 previsões que a IBM acredita que se irão materializar nos próximos 5 anos. Estas ideias para o futuro estão englobadas no projecto “5 in 5“ pertencente à iniciativa “Smarter Planet” que tem como objectivo promover trabalho de investigação em novas tecnologias a longo prazo.

As cinco previsões que a IBM apresenta são:

De seguida explicamos cada uma das ideias acompanhando-as de um vídeo ilustrativo:

Mente

A ligação entre o utilizador e o seu dispositivo será completamente omnipresente. Imagine que deseja telefonar para um familiar. Basta pensar no seu nome e caso esteja na sua lista a chamada será efectuada de imediato. O que poderá fazer com a sua mente para controlo de dispositivos ficará reduzido à sua mente. Nesta ideia nada melhor que o slogan da IBM “Just Think”.

Energia

Esta ideia baseia-se no principio de tudo o que se move tem o potencial de criar energia. Hábitos saudáveis do quotidiano como por exemplo correr ou andar de bicicleta, ou simplesmente a energia libertada por ondas do mar, serão capturadas para alimentar a sua casa ou mesmo cidades.

Segurança

Aqui a IBM propõe que um dos mais antigos mecanismos de segurança do mundo, seja substituído por dados biológicos unívocos de cada indivíduo. Por exemplo a autenticação no sistema por meio da retina do seu olho (já visto em filmes) em conjunção com outros mecanismos como o reconhecimento da sua voz, podem ser dados de entrada ao sistema e tratados por software complexo de autenticação.

Mobilidade

A mobilidade que assistimos nos tablets ou nos smartphones serão fundamentais para acabar com as barreiras de quem não tem acesso à informação. Devido à vulgarização das tecnologias associadas às comunicações móveis (como a Wifi, GPS e Bluetooth) presentes na grande maioria dos telefones hoje em dia, ter acesso a uma gama elevada de informação por parte de países subdesenvolvidos, será uma realidade.

Classificação

Esta ideia consiste em separar dentro de mensagens não solicitadas, o conteúdo que interessa do que não interessa. Por exemplo imagine que recebe uma mensagem SPAM de uma marca de chocolates que gosta mas que não é vendida perto de si. O sistema poderá poder retirar dessa mensagem a informação de que uma loja que vende esses chocolates abriu perto da sua casa. Poderá mesmo conforme as suas preferências deixar o seu computador encomendar esses chocolates por si devido a saber o seu gosto. Trata-se portanto de extrair e transformar informação aparentemente sem interesse em útil.

A IBM suporta a importância desta iniciativa com o facto de em anos anteriores ter acertado em algumas das suas previsões.. Por exemplo em 2006 a IBM previu que em 5 anos poderíamos utilizar uma ligação à internet, para fazer chamadas de voz não só através de computadores mas de vários dispositivos móveis. Se de facto o Skype já existia nessa altura, só nestes últimos anos a tecnologia de voz migrou de forma massiva para dispositivos móveis.

Alguns exemplos dessa vulgarização, podem se encontrar em aplicações como o Viber  ou a versão móvel do Skype , que são utilizadas por milhares de pessoas em todo o mundo. [via]

Como algumas previsões são mais passíveis de serem concretizadas que outras, é importante ler a opinião dos nossos leitores.

Qual das anteriores previsões acha que será mais provável de se realizar daqui a 5 anos?

Exit mobile version