A Hyundai apresentou hoje oficialmente o seu novo SUV Kona Electric. Este veículo, que em Portugal chamar-se-á Kauai, terá uma autonomia para cerca de 470 km, na versão mais cara. A outra versão, mais barata, terá uma autonomia de 300 Km mas irá oferecer o mesmo conforto tecnológico.
O veículo suscitou grande curiosidade, assim como o seu preço e disponibilidade.
Kona – Versões e autonomia
A marca deu a conhecer alguns detalhes sobre as versões e as respetivas motorizações.
O novo SUV compacto Kona Electric está disponível numa versão com uma bateria de “curto alcance”, que consiste numa bateria de 39,2 kWh (autonomia para cerca de 300 km) com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 99 Kw (cerca de 134 CV), aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,3 segundos e um consumo de 14,8 kWh/100.
A versão com maior desempenho, de “longo alcance” traz uma bateria de 64 kWh (autonomia para cerca de 470 km), com uma única carga. Esta versão traz um motor com potência de 150 kW (cerca de 200 cavalos), aceleração dos 0 aos 100 km em 7,6 segundos e um consumo energético de 15,2 kWh/100 km. Estes veículos têm uma velocidade máxima (limitada) de 167 km/h.
Carregamento e bateria
Este veículo traz um carregamento com potência máxima de 100 kW, o que permitirá carregar 80% da capacidade da bateria (na versão de maior capacidade) em cerca de 54 minutos, nos carregadores que permitam esta potência.
Todas as especificações divulgadas pela Hyundai são baseadas nos regulamentos da WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), que, segundo informações, são mais precisos do que o padrão NEDC antigo, mas ainda pode não ser completamente representativo do alcance do mundo real.
Em termos do design do chassi, a Hyundai optou pelo que se tornou padrão no posicionamento das baterias, no chão do veículo:
Para as células das baterias, a empresa decidiu usar polímeros de iões de lítio, que geralmente oferecem menor densidade de energia do que as células sem um polímero sólido seco como um eletrólito, mas alguns veem a tecnologia ser um pouco mais segura.
Tecnologia
O veículo está equipado com um ecrã de 7″ com suporte para Apple CarPlay e Android Auto – como opção, o ecrã poderá trazer navegação e ter 8″.
O Kona Electric também possui a série SmartSense de segurança ativa e sistemas de assistência de condução da Hyundai, incluindo: o Smart Cruise Control com o Stop & Go, o Assistente de prevenção de colisão direta com deteção de peões, Lane Keeping Assist (nativo), Lane Next Assist, Blind-Spot Aviso de colisão, incluindo aviso de colisão no cruzamento traseiro, aviso de atenção do condutor e aviso de limite de velocidade inteligente”.
Preço e disponibilidade
A Hyundai ainda não divulgou o preço, mas o veículo deverá rondar os 30 000 euros, para a versão base. Este veículo deverá ser lançado na Coreia e na Europa no final deste ano, antes de chegar à América do Norte.