Pplware

Hyperloop de Elon Musk alcança novo recorde

Elon Musk é bastante admirado no mundo da Ciência e da Tecnologia devido às suas ideias inovadoras que têm sempre como objetivo último tornar o planeta Terra num lugar melhor (ou então sair dele 😉). De facto, podemos dizer que Elon Musk “está em todas” começando nos carros autónomos Tesla e terminando na SpaceX, uma empresa de Exploração Espacial.

Recentemente, Elon Musk mostrou mais uma vez que as suas ideias são para avançar e que pretende criar impacto na vida de toda a gente. O seu projeto de transporte super rápido (Hyperloop) mostrou-se consistente e apresentou novos progressos.

 

Entenda o conceito do Hyperloop…

Foi num evento em Santa Monica, na Califórnia, que Elon Musk mencionou pela primeira vez que estava a pensar criar outro meio de trasporte. Não só seria algo completamente diferente de tudo aquilo que tínhamos visto até hoje, mas teria também cinco características fundamentais: o seu funcionamento não seria afetado pelas condições meteorológicas, seria livre de colisões, conseguiria atingir o dobro da velocidade de um avião, seria eficiente em termos de consumo energético e, finalmente, seria capaz de se auto-sustentar.

Certamente, muitas destas características fazem lembrar os comboios a que temos acesso atualmente. No entanto, aquilo que os comboios de hoje nos oferecem em nada se compara com aquela que é a visão de Musk. O nome do projeto é Hyperloop pois, Elon Musk pretende que os modelos mais avançados atinjam velocidades hipersónicas. Sim, entendeu bem! Uma velocidade bastante superior à velocidade supersónica.

O som propaga-se no ar a uma velocidade aproximadamente igual a 343 m/s, ou seja, 1225 km/h. O avião supersónico, Concorde, é capaz de passar a barreira do som e assim, fazer Londres – Nova Iorque em três horas e meia. Mas Elon Musk quer que o Hyperloop seja ainda mais rápido, ou seja, que se desloque a uma velocidade superior a 6174 km/h. (Velocidade Hipersónica 6174 km/h – 12348 Km/h).

Entre 2012 e 2013, um grupo de engenheiros tanto da Tesla como da SpaceX juntou-se e começou a trabalhar num modelo conceptual do Hyperloop para tentar tornar realidade aquilo que era apenas uma ideia. Além disso, Musk decidiu convidar as pessoas para participarem. Então, o Hyperloop Alpha foi lançado com um design open source.

Atualmente, a SpaceX suporta todos os anos uma competição chamada Hyperloop Pod Competition, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de novas ideias e conceitos à volta do Hyperloop, de modo a enriquecer o projeto.

 

Mas como é que tudo funciona?

O Hyperloop é um sistema que envolve construir um grande tubo por baixo do solo ou à superfície, cujo ambiente no seu interior contém características especiais.

A cápsula onde os passageiros viajam não se move devido à pressão do ar no seu interior como em tubos de vácuo. Em vez disso, Musk pretende usar motores eletromagnéticos para conseguir atingir velocidades nunca antes vistas. Na verdade, o interior dos tubos possui um certo nível de vácuo mas não são completamente livres de ar. O ar que circula no seu interior tem uma baixa pressão.

Assim, tudo aquilo que se move no interior dos tubos acaba por comprimir o ar que se encontra à sua frente, o que fornece uma espécie de almofada que ajuda a abrandar o veículo. Por causa disso, o Hyperloop terá uma ventoinha especial cuja função é redireccionar o ar para a parte de trás da cápsula. No entanto, durante este processo grande parte do ar acaba por passar em suportes de ar comprimido que ajuda a aliviar a fricção entre a cápsula de transporte de passageiros e a superfície.

A via por onde o veículo circula foi desenhada para suportar condições atmosféricas adversas e terramotos. Os pilares vindos do solo e que suportam a estrutura podem abanar pois não existe troço continuo por onde a cápsula se movimenta. Além disso, Musk pretende colocar painéis solares por cima dos tubos para fornecer energia aos motores eletromagnéticos.

 

Um Recorde de velocidade

Há poucos dias, a Tesla atingiu um novo recorde de velocidade com o seu próprio Pod. A equipa de Elon Musk conseguiu atingir os 354 km/h. Ainda assim, dias antes deste acontecimento uma equipa de estudantes WARR tinha atingido passado a marca do 323 km/h durante a Hyperloop Pod Competition.

Com toda a inovação presente no projeto Hyperloop, Elon Musk pretende que a sua ideia se torne no meio de transporte mais seguro, mais rápido e mais conveniente do mundo. No entanto, a fasquia está muito alta. A China pretende construir um “comboio voador” que será até 4 vezes mais rápido que um avião comercial. Pelos vistos, Musk não é o único que gosta de altas velocidades.

Exit mobile version