Pplware

Hackerspace – sabe o que é?

A tecnologia nunca esteve tão acessível. Esta facilidade de acesso, compra e produção de conteúdos para determinadas plataformas promovem o criação de ideias inéditas onde por vezes acabam por dar origem a produtos comerciais de grande sucesso. Falo de plataformas como Arduino, Cotton Candy ou mesmo, mais recentemente, o Raspberry Pi.

Por vezes, nem sempre é possível avançar com determinadas ideias, quer divido a alguma limitação de equipamento técnico, quer por falta de um pequeno empurrão de alguém que domine um pouco mais determinado assunto. É aí que entra um Hackerspace.

Um Hackerspace é um espaço físico onde pessoas com interesse comum, normalmente tecnológico (programação, electrónica, multimédia, design, ….) mas também noutras áreas, se podem encontrar, conversar, trocar ideias, colaborar e, essencialmente, partilhar conhecimento para construir e criar coisas. As palavras chave são a criatividade e a inovação.

Normalmente, um Hackerspace fornece várias facilidades aos seus membros como salas, energia eléctrica, acesso à Internet, instrumentos de trabalho (medição, análise e outras ferramentas), projectores de vídeo, etc. É claro que tudo implica algum investimento financeiro pelo que é necessário o pagamento de uma pequena mensalidade, quer para suportar custos inerentes ao espaço quer para a aquisição de novo material que possa permitir, ainda mais, a concretização de um leque mais alargado de projectos.

O que pode ser feito é apenas limitado pelas ferramentas disponíveis em cada Hackerspace e pelas capacidades técnicas dos seus membros, portanto, a imaginação é o limite.

Este conceito está suportado com muita informação existente online. Existe por exemplo uma Wiki, hackerspaces.org, que está carregada de todo o tipo de informação relacionada, nomeadamente a nível de recursos necessários para suportar um Hackerspace.

Neste momento está a haver uma “explosão” de Hackerspaces em todo o mundo, com algumas a destacarem-se, e Portugal não é excepção. Também presente na mesma Wiki referida acima, existe um excelente “how-to” com recomendações acerca de todas as questões que poderão surgir na criação de um Hackerspace. Pode consultá-lo a partir daqui: Building a Hacker Space.

Surgiu recentemente um Hackerspace no Porto que está actualmente a crescer e a solidificar a sua existência: HIT Space. O Fábio Oliveira, coordenador do HIT Space, deixa-nos uma pequeno testemunho após a criação deste Hackerspace.  

HIT Space – Apresentação


O HIT Space é um Hackerspace que pretende ser um espaço criativo, agregador e inspirador, onde jovens nas áreas de electrónica, programação, multimédia e design se juntam e desenvolvem as suas ideias, aprendem, partilham conhecimento ou participam no desenvolvimento de projectos em conjunto.

Nasceu com a necessidade de criar um espaço onde apenas a imaginação e a vontade de fazer sejam as únicas limitações.

Já conta com mais de duas dezenas de jovens! Queremos dar ao Porto e ao país mais um motivo de orgulho.

Em pouco mais de quatro meses de vida, já somos associação e o futuro a curto prazo passa por mudar de espaço e alugar uma casa, onde cada membro nosso terá acesso 24h a todas as valências e equipamentos disponíveis para que ao ritmo de cada um possam concretizar tudo o que ambicionam desenvolver.

Queremos também ter actividades como workshops, palestras e eventos durante todo o ano feitos pelos nossos membros ou por convidados.

Neste momento estamos a juntar um fundo de maneio e também a angariar mais membros para que possamos dar este passo tão importante para nós.

Fábio Oliveira


Homepage: Grupo do HIT Space no Facebook

Website: HIT Space

  Em Lisboa também existe, pelo menos, um Hackerspace: AltLab. É já um Hackerspece com consistência, criado em Fevereiro de 2009, e que será certamente uma hipótese a considerar para quem só agora ficou a conhecer este conceito, se interesse e resida nessa zona.

O que acha deste conceito? Conhece algum Hackerspace? Diga-nos nos comentários.

Exit mobile version