O segmento dos mini-PC’s não pára e cada vez mais são apresentados equipamentos mais potentes, robustos e com um nível de performance comparável a desktops. No Pplware temos acompanhado de perto os mini PC’s que têm aparecido no mercado e depois de darmos a conhecer o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox, Mele a1000, entre outros, hoje vamos conhecer o Gooseberry.
O Gooseberry é outra alternativa ao Raspberry Pi e outros e segundo as especificações, este mini PC é três vezes mais rápido que o seu principal concorrente (Raspberry Pi). Este pequeno equipamento traz um processador ARM A100 a 1 Ghz, podendo, através de um overcloking ir aos 1,5 Ghz. Tem o dobro de memória RAM do Raspberry Pi, ou seja 512 MB e em termos de consumo, o Gooseberry consome em média cerca de 4 watts, estando em operação. Caso o equipamento esteja em standby o consumo ronda os 2,3 Watts enquanto em modo “adormecido” o consumo energético do equipamento ronda os 3.5 watts.
Resumo das Características
CPU: A10 1 Ghz
GPU: Mali 400 MHz
Memória de Armazenamento: 4 GB (expansível a 32 GB)
Wifi: 802.11 b/g/n
Interfaces:
- Ac jack
- 1x 3.5mm Earphone Jack
- 1x Mini Usb
- 1x Hdmi Out
- Micro SD
Veja em vídeo o que podemos esperar do Gooseberry
Como sistema operativo, o Gooseberry vem com o Android 4.0 ICS, mas segundo os responsáveis pelo projecto, este equipamento vai igualmente suportar futuro as distribuições Linux Ubuntu e Arch Linux.
Gooseberry a correr Ubuntu
Relativamente ao preço, o Gooseberry ronda os $62 (comprado em UK), cerca de 50 euros, e tal como referido as características são bastante interessantes.
Para si, qual o melhor mini-PC já apresentado aqui no Pplware?