O Google arrancou com mais uma etapa no seu crescimento como fornecedores de serviços relacionados com a web e comunicações. O último passo que se agiganta pretende levar a alguns lares, espalhados por determinadas zonas dos Estados Unidos, Internet de banda ultra rápida suportada por tecnologia FTTH ou Fiber-to-the-Home – Fibra para o lar.
Este novo e promissor serviço, pretende oferecer velocidades de Internet 100 vezes mais rápidas do que a maioria dos americanos em geral têm hoje acesso, acima de 1 gigabit por segundo. Pretendem oferecer o serviço a um preço competitivo, pelo menos, entre 50.000 e, potencialmente, até 500.000 pessoas dos EUA.
O objectivo é experimentar novos caminhos para ajudar a tornar a ligação à Internet melhor e mais rápida para todos.
Aqui estão algumas especificações propostas para combinar com este novo tipo de velocidade:
- Próxima geração de ferramentas: Querem ver a imaginação dos programadores e dos utilizadores, e o que podem fazer com a alta velocidade e se a criação de largura de banda poderá, ou não, criar novas ferramentas e novos serviços, provavelmente num patamar que ainda nem sequer imaginamos.
- Novas técnicas de implantação: Irão testar novas formas de construir redes de fibra óptica, e para ajudar a informar e apoiar as implantações em outro lugar, irão partilhar as experiências obtidas com o mundo.
- Acesso Livre: Irão operar em “acesso livre” da rede, dando assim aos utilizadores o ónus da escolha de vários serviços.
Os fornecedores de rede estão a fazer progressos reais para expandir e melhorar o acesso de ultra velocidade à Internet, mas ainda há muito a ser feito. Embora o Google não tenha as respostas “mágicas”, tem contudo a vasta experiência para contribuir e dinamizar o objectivo comum de uma Internet mais rápida, e melhor num futuro próximo.
Assim, foi dado o primeiro passo e foi solicitado um pedido de informação, para que as comunidades expressem o seu interesse por este avanço ao dispor dessas mesmas comunidades. Dessa forma, pressionam também os governos locais a darem respostas e feedback.