A tecnologia move-se em ciclos e muitas vezes são recuperadas tecnologias ou produtos que já tiveram a sua época. Claro que são alvo de uma roupagem nova e de melhorias para se adaptam aos tempos.
Foi precisamente isso que a Google e a Mattel realizaram agora ao trazer de volta o View-Master, um brinquedo que fez as delícias de muitos há algumas décadas atrás.
A novidade vinha já a ser falada há alguns dias e era quase certo que a Google e a Mattel iam pegar neste brinquedo com quase 75 anos e torná-lo mais adaptado aos tempos actuais.
Não haviam ideias do que poderia ser apresentado, mas era quase certo de que iria envolver as tecnologias onde a Google tem andado envolvida e onde tem criado novidades.
Hoje todos os rumores e ideias foram desfeitos e foi apresentada a nova versão do View-Master, que foi reinventado e está agora adaptado aos tempos mais modernos, fazendo uso de toda a tecnologia que tem disponível.
Na verdade o View-Master é a materialização do Google Cardboard e a sua conversão num “brinquedo” que está agora ao alcance de todos. Terá um preço que rondará os 30 dólares e deverá chegar ao mercado no Outono de 2015.
Ao contrário de outras soluções de realidade virtual, o View-Master depende de dois elementos chave, para além do próprio View-Master. Falamos de um smartphone, que para já terá de ser Android, e dos discos onde todos os elementos de realidade virtual vão poder ser acedidos.
Cada uma das experiências extra a que o utilizador pode aceder vão ser vendidas por 14,99 dólares, mas provavelmente poderá também ser acedido através de outras formatos, como cartões de memória, caso os dados sejam num volume maior.
Com as propostas de realidade virtual que têm surgido, a proposta da Google é de todas a mais acessível e a que tem maior capacidade de chegar ao público geral.
A ideia de trazer para este mundo um ícone que durante muitos anos foi capaz de proporcionar as primeiras experiências de 3D e de (rudimentares) experiências de realidade virtual foi uma jogadas de mestre e terá com certeza um sucesso elevado, não apenas pelas experiências que vai proporcionar mas também pelas memórias que vai trazer a muitos utilizadores.