Por Ricardo Pereira para o Pplware
Uma proposta da empresa Avegant, que promete revolucionar o modo como nos relacionamos com os aparelhos multimédia.
Desde que usamos tecnologias pessoais, os ecrãs dos mesmos tendem cada vez mais a diminuir, com apenas uma limitação: a qualidade de imagem, pois esta cada vez é maior. A empresa Avegant, promete resolver este problema, utilizando uma nova tecnologia, que imita o modo como os humanos vêem, usando a Virtual Retinal Display. Desta forma, o Glyph projeta imagens directamente para a nossa retina, criando assim imagens nítidas e com uma qualidade nunca antes vista.
Este projeto, que começou a ser desenvolvido a dois anos, já conseguiu diminuir o tamanho desta tecnologia, tornando-a portátil, permitindo o seu uso em casa ou em movimento. Assim nasceu Glyph, que combina uma grande qualidade de imagem e som.
O Glyph usa uma simples ligação HDMI para reproduzir qualquer coisa que tenhamos na nossa biblioteca multimédia, quer sejam filmes que já temos no nosso disco, a streams de serviços como Netflix, desde o nosso telemóvel, tablet ou desktop.
O Glyph possibilita também ser usado em videojogos a partir de consolas, desde que tenham saída HDMI. Este gadget pode ser usado no novo sistema de PoV(point of view), permitindo assim toda uma nova forma de interacção com imagens ou videojogos.
O que é a Virtual Retinal Display?
O sistema de Virtual Retinal display que o Glyph tem, é composto por um milhão de micro-espelhos para cada “olho”, de forma a reflectir uma imagem nítida e realista, directamente para a nossa retina. Estas imagens têm a resolução de 1200×800 pixels para cada olho. Assim, o glyph poderá ser considerado um produto de realidade aumentada, em vez de um display normal.
Apesar de parecer cansativo para os nossos olhos, os primeiros utilizadores deste produto afirmam tê-lo usado durante algumas horas, sem que tenham sentido qualquer tipo de efeitos negativos, como náuseas ou desorientação.