CE aprova frequência para comunicação entre carros inteligentes. Ontem, 5 de Agosto, foi aprovado pela Comissão Europeia (CE) a reserva de um espaço no espectro de comunicações rádio destinada aos sistemas de comunicações entre os chamados automóveis inteligentes, para melhorar a segurança rodoviária
Assim, nos próximos seis meses, todos os Estados membros deverão criar uma frequência europeia de 5.9GHz com um espectro de 30 MHz, que possa ser utilizada de imediato e que não interfira com outro tipo de serviços, nomeadamente amadores.
Desta forma, a CE pretende que este tipo de veículos, que têm tecnologias de comunicações sem fios integradas, possam «avisar» outros condutores e concessionários que se encontrem mais perto sobre possíveis problemas nas estradas.
Uma das possibilidades desta medida é o facto destes automóveis poderem alertar para estradas com problemas na via ou acidentes.
O investimento nos chamados automóveis inteligentes tem sido uma das apostas da CE, para combater a mortalidade nas estradas, valor que só em 2006 ultrapassou os 42 milhares.
Viviane Reding, comissária europeia das Telecomunicações, considerou, em Bruxelas, que «fazer passar as mensagens críticas de forma rápida e certeira é essencial para a segurança das estradas».
Quem também poderá beneficiar são os centros de gestão de tráfego, que podem assim alertar os condutores para engarrafamentos ou encerramento de estradas. Sol