Pplware

Ford C-MAX Solar Energi, um carro híbrido solar

O C-Max Solar Energi é o primeiro veículo híbrido ligado a painéis solares, que carrega as suas baterias sem necessidade de utilizar a rede eléctrica.

A Ford apresentou-o no Salão de Tecnologia CES Consumer Electronic Show em Las Vegas. Este protótipo enverga um sistema de propulsão híbrido que poderá ser o futuro dos veículos que veremos nas nossas estradas.

Não podemos esquecer que este será o futuro, os veículos movidos a energia limpa, solar, deixarão um dia na história os combustíveis fósseis. A Ford está já a trabalhar também para essa página da história com o lançamento deste produto em cooperação com a empresa californiana SunPower. Esta empresa fabrica painéis solares de alta eficiência e coopera por sua vez com o Instituto de Tecnologia da Georgia, que desenvolveu um inovador concentrador de luz.

 

Para que serve um concentrador de luz?

Como teremos possibilidade de ver no vídeo demonstrativo, todos os dias a superfície do planeta terra é atingido por cento e setenta e quatro petawatts de energia solar – o equivalente à energia de quase 200 milhões de Barragens do Alqueva. No entanto, nós aproveitamos apenas uma fracção desta fonte de energia limpa e “livre”.

Os painéis só por si não têm a capacidade de recarregar a 100% as baterias do carro, mas, estando debaixo de uma estrutura denominada de concentrador de luz. O aproveitamento do sol seria sempre muito maior, pois este concentrador não é mais que uma lente que concentra toda a luz captada para os painéis do veículo e que se mexe, ou mexe o veículo, à medida que o sol se mexe. Claro que seria uma estrutura que seria implementada quando o carro estivesse, por exemplo, estacionado no parque enquanto está no trabalho ou quando está nas compras, podendo aproveitar mais do sol nesse período.

Esta lente segue o movimento do sol de leste a oeste para maximizar a geração de energia, que direccional a luz para as células solares e amplia oito vezes o seu impacto. Este aproveitamento é equivalente a um carregamento da bateria (8 kW) de energia de 4 horas.

 

Mas só a luz solar chega para alimentar o C-Max no dia a dia?

A Ford calcula que em 75% das rotas que levam um condutor médio podem ser feitas com a energia que os painéis solares fornecem a um veículo híbrido como o C-Max Energi Solar.

Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi pode oferecer uma autonomia até 1.000 km, incluindo 34 km em modo eléctrico directo das baterias.

Este é mais um passo na indústria automóvel, que tem tentado, em modo envergonhado, desafiar o poder dos grandes bastiões petrolíferos que dominam esta indústria. Será que iremos ver dentro de uma década as nossas estradas limpas de veículos movidos a energia fóssil?

C-MAX Solar Energi

Exit mobile version