Pplware

Finanças: “Novas” tabelas de retenção de IRS disponíveis

Quer saber quanto irá efetivamente ganhar em 2022? Para tal terá de saber quanto do seu salário mensal ou pensão irá ficar retido.

O Governo corrigiu e tornou a publicar as tabelas de retenção de IRS. Saiba o que mudou.


Novas Tabelas de retenção na fonte de IRS para rendimentos de trabalho foram revistas

As tabelas de retenção na fonte de IRS para rendimentos de trabalho foram revistas, para incluírem a retificação das taxas aplicadas a rendimentos entre 741 a 760 euros para indivíduos casados e em agregados com dois titulares. As alterações foram realizadas face à previsão de aumentos na Função Pública.

A nova tabela foi publicado no Portal das Finanças e prevê agora uma taxa de retenção na fonte de 1% para contribuintes com dois filhos, em, vez de isenção. A estes contribuintes, quando tenham apenas um filho, é aplicado um desconto de 3,7%.

As tabelas que se aplicam à generalidade dos trabalhadores dependentes foram revistas novamente, na última terça-feira, para assegurar que os trabalhadores nas posições iniciais da carreira de assistente técnico da função pública terão aumentos líquidos de salário, segundo revela o Dinheiro Vivo.

Com as mudanças levadas a cabo pelas Finanças, os contribuintes solteiros e sem filhos terão agora um ganho líquido mensal de 2,8 euros.

Já os casados, dois titulares, com dois filhos, terão uma subida líquida de vencimento de 33,08 euros depois de aplicados todos os descontos, já considerando a retenção de 1% de IRS, hoje publicada. Os casados com um filho terão um ganho líquido de 12,61 euros.

Além dos assistentes técnicos, também os técnicos superiores terão subidas de remuneração bruta na ordem dos 52 euros, e os doutorados passam a ter como base remuneratória os 1632 euros, num prémio de 365 euros face a licenciados e trabalhadores com grau de mestre. Todos estes aumentos serão aplicados neste ano, com efeitos retroativos a janeiro.

Exit mobile version