Pplware

E se a Lata do Lixo lhe desse sinal WiFi para navegar na Internet?

Actualmente há tecnologias que podiam estar já aplicadas e beneficiar o utilizador. Há dias tive de ir substituir a pilha do identificador da Via Verde mas, actualmente, com a células fotovoltaicas, o tempo de vida de uma bateria não poderia ser muito maior e, com isso, beneficiar o utilizador? Sempre me questionei por que razão não aplicam células ao identificador, afinal não está sempre exposto à luz?

Se a uns não lhes apraz trazer estas inovações aos seus clientes, outros já não pensam assim e hoje mostramos como um caixote do lixo, numa qualquer cidade deste mundo, pode ser transformado num hotspot e levar até si Internet via WiFi.

Lata do Lixo WiFi

A empresa BigBelly criou um projecto fantástico que potencia toda a sua experiência no ramo da tecnologia para levar aos cidadãos de cada cidade mais qualidade de vida recorrendo a inovações dentro das infra estruturas urbanas que existem em cada canto.

Assim e aproveitando o facto das grandes cidades procurarem agora oferecer às pessoas acessos à Internet WiFi público, a Bigbelly aliou-se à cidade de Nova York, que já tinha vários serviços de Internet pública via WiFi da responsabilidade do projecto Downtown Alliance, para fornecer Wi-Fi através das latas de lixo, mas estas têm ainda outra particularidade!

 

Alimentação solar

É verdade. Além de ser usado o mobiliário urbano para servir de hotspot, estas “latas de lixo” têm painéis fotovoltaicos que fornecem energia ao router que propaga o sinal da Internet. Assim, o processo torna-se muito mais barato e, ao longo dos anos, o erário público também ganha com isso.

Mas a tecnologia não se fica só por estes dois pontos, nada disso. Na verdade, a estética também está em causa, pois estas latas estão ainda a mudar o aspecto das tradicionais latas do lixo. Estas são “cool” e já que têm tecnologia no sei interior, porque não serem também mais “inteligentes”? E são, estas latas quando estão cheias enviam um notificação à entidade responsável pela recolha do lixo. A esta iniciativa a BigBelly chama-lhe “Smart City”.

Esta empresa, com 12 anos, permite que estas latas de lixo consigam propagar Internet nas cidades. A Bigbelly tem mais de 30,000 estações Bigbelly e Smartbelly ao redor do mundo. Nos Estados Unidos estão já presentes nos 50 estados e, no resto do mundo, contam já com a presença em 47 países o que os torna numa empresa que preserva o meio ambiente e trabalha em soluções limpas de CO2, conforme os responsáveis fazem questão de afirmar.

Em Portugal a empresa ainda não tem nenhum produto mas, segundo informações no seu site, procuram parceiro para avançar com esta iniciativa.

Estas empresas estão realmente a tirar proveito da mais abundante energia limpa que chega à Terra e existem vários outros projectos onde estão envolvidos e com resultados muito positivos.

Bigbelly

Exit mobile version