A Universidade da Beira Interior, através do seus departamentos de Informática e Têxtil, desenvolveu um casaco que poderá ser um excelente auxiliar para pessoas com algum tipo de limitações. Esta peça tecnológica permite comandar vários dispositivos electrónicos, com um simples apertar de botão.
Desenvolvido a partir de uma ideia simples, os departamentos juntaram sinergias e desse esforço nasceu o DomoVest. Este dispositivo é constituído por uma peça normal de vestuário onde lhe é acrescentado um módulo emissor.
Materiais eléctricos têxteis, flexíveis e resistentes são montados de forma imperceptível no interior do casaco. Na manga, para fácil acesso, é colocado um teclado onde poderão ser ligados e desligados os dispostos.
No interior do casaco, poderá ser colocado de forma discreta o emissor que comandará os módulos ligados aos aparelhos que o utilizador quiser ligar ou desligar.
A ideia está só no início, este protótipo tem ambições mais alargadas podendo oferecer a pessoas idosas, pessoas com dificuldades de movimentos ou grávidas, um vasto leque de serviços. Por exemplo, o casaco poderá emitir uma luz ou um sinal vibratório se a campainha da porta estiver a tocar, poderá dar alertas para inúmeras situações de perigo, entre muitos outros exemplos práticos.