Pplware

Dica: Como aumentar o tamanho de um disco no VMWare

Até há relativamente pouco tempo, usava para virtualização no Desktop o fantástico VirtualBox. No entanto, os eternos problemas com o suporte para 3D e com o Guest Aditions no suporte à interface Unity, fizeram com que voltasse a usar o VMWare Player.

Considerado por muitos como o melhor software gratuito para virtualização, a verdade é que no VMWare Player a instalação das ultimas distro Linux, em especial do Ubuntu, decorrem sem qualquer problemas e a performance após instalação é fantástica.

A dica que apresentamos hoje consiste em ensinar a aumentar o tamanho do disco virtual sem ter de voltar a instalar a máquina virtual.

Hoje, enquanto instalava umas aplicações na minha máquina virtual, deparei-me com a falta de espaço no disco virtual. Recorri de imediato ao artigo que apresentamos aqui (para virtualbox), para ter uma ideia de como tal problema poder ser ultrapassado sem a necessidade de reinstalar todo o sistema.

O processo para aumentar o espaço do disco virtual no VMWARE é relativamente simples. Para isso basta escolher qual a máquina virtual onde pretende proceder à alteração.

Em seguida, deverá escolher Hard Disk do lado esquerdo e depois carregar em Utilities e escolher Expand

Em seguida e para finalizar, basta que escolha a defina o novo espaço para o disco virtual. Para finalizar deverá carregar em Expand.

Esta é uma dica muito simples mas que pode ser muito útil nos mais diversos cenários. O VMWare é sem duvida uma excelente plataforma para virtualização e além do VMware Player, a empresa dispõe de várias soluções para ambientes empresariais.

Qual a vossa plataforma de virtualização preferida?

Exit mobile version