A Denon apresentou recentemente um novo sistema de som para televisores, a base com colunas DHT-T100. Trata-se de um produto concebido para responder a um problema cada vez maior: à medida que os modernos televisores se tornam cada vez mais finos e apesar das melhorias substanciais ao nível da imagem, a verdade é que o som tem vindo a piorar, pois é impossível instalar colunas e sistemas de áudio de qualidade num espaço tão reduzido. A reprodução de graves, sobretudo, é quase inexistente e contribui para uma falta de qualidade sonora geral dos televisores.
Com um vasto know-how na criação de sistemas de alta-fidelidade a marca criou o DHT-T100, uma base com colunas para TV que oferece, segundo o fabricante, um som de qualidade capaz de estar à altura da imagem dos televisores de nova geração.
Toda a experiência da marca foi utilizada na concepção da topologia de colunas no campo da reprodução áudio premium. No painel frontal, a base possui dois altifalantes ovais de 2’’ x 5’’ e dois tweeters de meia polegada alimentados por um poderoso amplificador digital. E para assegurar a reprodução de graves maciços, foram incluidos dois pórticos de baixos na traseira da unidade, de forma a permitira a reprodução de toda a gama de som de alta qualidade.
Outro elemento chave do sistema é o processamento de áudio digital. Com bastante experiência nesta área e graças às tecnologias de descodificação Dolby Digital e de som surround virtual (VSS), os amantes do cinema-em-casa poderão desfrutar da melhor reprodução áudio a partir de um único componente.
Para a melhor reprodução acústica possível, o DHT-T100 inclui cinco modos de reprodução de conteúdos de filmes ou música, bem como um modo optimizado para reprodução de diálogos – especialmente útil para programas como noticiários, telenovelas e sitcoms. Já o Night Mode permite a reprodução Hi-Fi mesmo a altas horas da noite sem incomodar familiares ou vizinhos. O avançado processamento dinâmico de graves faz todo o trabalho de um subwoofer – mas sem que seja necessário qualquer componente adicional.
O DHT-T100 é extremamente flexível, com entradas digitais (óptica e coaxial) e uma entrada auxiliar analógica (mini jack de 3,5mm). Através do suporte para conectividade Bluetooth, pode ser também usado para a reprodução de música a partir de dispositivos móveis tais como smartphones, tablets e notebooks (que suportem o protocolo Bluetooth A2DP). Foi ainda incluido também o suporte para protocolo aptX, que possibilita a reprodução de música em qualidade CD através de uma ligação Bluetooth.
A base de colunas para TV foi testada para suportar televisores até 27 Kg e cabe perfeitamente sob a maioria dos painéis com dimensões até 50’’. A sua instalação é feita em poucos minutos, com um só cabo de ligação à TV, e pode ser operado com o comando à distância do próprio televisor.
O Denon DHT-T100 está desde Outubro com um preço sugerido de €339.