Pplware

Deep Learning liderará boa parte dos estudos de mercado até 2019

A evolução na área da computação tem ocorrido de uma forma rápida e constante. De facto, ao longo dos últimos anos, exigentes algoritmos de Machine Learning (uma subárea de Inteligência Artificial) têm vindo a ser desenvolvidos. No entanto, nem sempre os computadores que temos à nossa disposição permitem que cientistas e investigadores possam utilizar esses algoritmos devido à sua complexidade.


Uma revolução está prestes a acontecer

Na área da computação nada é certo, pois as tecnologias estão constantemente a mudar. Mas, independentemente das dificuldades que cientistas de computadores possam encontrar ao longo dos anos, a investigação na área da inteligência artificial nunca irá abrandar.

Aquilo que eventualmente pode vir a ser alcançado continua a motivar os governos e investigadores para que seja realizado investimento na área. Ainda assim, tudo aquilo que podemos fazer neste momento para prever os impactos que esta tecnologia pode vir a ter na sociedade é futurologia. É tudo extremamente incerto. De facto, novas ideias com as quais hoje nem sequer sonhamos irão ser desenvolvidas e aplicadas no futuro.

No entanto, na área do negócio e comércio podemos ter a certeza que avançados algoritmos de Machine Learning irão ser usados por grande parte das empresas. O objetivo passa por otimizar a gestão do produto e analisar as condições do mercado, de modo a que os investimentos feitos sejam mais seguros e informados.

 

Estudos de mercado recorrendo a Inteligência Artificial em 2019

Segundo a Gartner, uma empresa reconhecida na área dos estudos de mercado, poderosos e avançados algoritmos de Inteligência Artificial serão usados para a partir de 2019.

A sua utilidade ainda é incerta mas, sem dúvida, serão utilizados para detectar fraudes, oscilações no mercado e fazer pormenorizados estudos de mercado. Os algoritmos irão tirar partido de uma área de Machine Learning, chamada Deep Learning, para serem capazes de realizar todo este tipo de tarefas.

Deep Learning

É um ramo de aprendizagem de máquina (Machine Learning) baseado num conjunto de algoritmos que tentam modelar abstrações de alto nível de dados usando um grafo profundo com várias camadas de processamento, compostas por várias transformações lineares e não lineares.

Certamente, Deep Learning, veio para ficar. No entanto, atualmente, grande parte das empresas ainda não possui as ferramentas que serão utilizadas daqui a alguns anos. Ainda assim, no futuro, cientistas serão capazes de tirar importantes conclusões a partir de grandes quantidades de dados armazenados para fazer crescer empresas, negócios e alguns nichos de mercado.

 

Mas existem limitações

Apesar de tudo, Machine Learning e, por extensão, Deep Learning, possuem as suas limitações.

Os algoritmos serão capazes de efetuar ótimas decisões se tiverem dados suficientes, mas não conseguem distinguir certas ações que poderão estar eticamente incorretas.

De facto, este é um dos grandes problemas de Inteligência Artificial em geral. É impossível prever certos comportamentos dos agentes que são colocados em ação. E para já, não conseguimos mostrar-lhes aquilo que valorizamos.

 

Conclusão

O avanço dos agentes de Inteligência Artificial é um dos grandes desafios propostos à humanidade no século XXI. Os resultados de toda a investigação que está a ser realizada ainda são impossíveis de prever. Ainda assim, devemos contar sempre com o melhor e esperar que todo o progresso venha a ter um impacto positivo no nosso dia-a-dia.

Exit mobile version