Pplware

Cubo de Rubik resolvido por robot de Lego bate recorde mundial

Alguns brinquedos da nossa infância estão a transpor a sua barreira temporal e a ser trazidos para o nosso dia-a-dia. O Lego é um desses brinquedos, estando agora a ser usado de uma forma mais adulta e mais adaptado às realidades mais maduras de quem os usa.

Foi precisamente com este brinquedo intemporal que agora foi batido mais um recorde de velocidade. Não é um carro, mas sim um robot que consegue resolver o cubo de Rubik em pouco mais de três segundos.

Foram precisamente 3.253 segundos o tempo que o CUBESTORMER 3 precisou para resolver este problema e assim bater o recorde mundial de velocidade.

Este tempo é cerca de 62 porcento mais rápido que o anterior detentor deste recorde, que era nem mais nem menos que a versão anterior do CUBESTORMER.

Este robot, baseado em tecnologia ARM, num Samsung Galaxy 4 e oito LEGO MINDSTORMS EV3 bricks, foi desenvolvido durante 18 meses pelos engenheiros David Gilday e Mike Dobson.

A sua forma de funcionamento é simples na forma, mas complexa na sua implementação. O telefone analisa o cubo, calcula a sequência correcta de movimentos e transmite depois as ordens aos quatro braços robóticos de Lego.

Uma das parte mais complicadas no processo de criação deste robot, segundo os seus criadores, foi a afinação entre todos os componentes e os tempos de resposta.

Foi necessário afiná-los para que estivessem perfeitamente integrados e para que não houve reacções antecipadas, que poderiam estragar o robot ou as “mãos”.

Algo que foi essencial a todo este projecto foi a velocidade com que o Samsung Galaxy consegue efectuar toda a sua tarefa. Para além da recolha e processamento da informação, este smartphone precisa de antecipar os movimentos e dar as ordens às mãos de Lego.

Os próximos passos que esta dupla de engenheiros pretende tomar é a tentativa de ultrapassar o tempo agora alcançado e tornar este robot ainda mais rápido

Exit mobile version