Pplware

Controlar o Google Glass com a mente através de um biosensor

A ideia até pode seduzir, não pela usabilidade mas sim pela cooperação das tecnologias. Já há dias falámos em várias vertentes da evolução dos dispositivos de “usar” a que carinhosamente demos o nome de “Tech-à-porter”.

Desta vez o conceito é recorrer a um dispositivo que “lê” os nossos impulsos cerebrais para controlar o Google Glass. Vamos conhecer um pouco deste projecto.

Temos abordado esta temática com frequência pela sua maior importância no desenvolvimento de dispositivos para auxiliar o ser humano nas suas actividades do dia-a-dia. Recentemente mostramos alguns projectos que trazem ao conceito comum a realidade das Interfaces Cerebrais, o poder do controlo pela mente.

Até agora o utilizador só poderia navegar no Google Glass através do toque no dispositivo ou recorrendo aos comando de voz. Uma empresa de Londres foi mais longe e está a desenvolver um dispositivo que permite controlar o Google Glass através de ondas cerebrais.

A empresa lançou uma aplicação open source que se chama MindRDR, que permite algumas habilidades tele-cinéticas, embora muito limitadas, se tiver o Google Glass e o dispositivo biosensor EEG Neurosky a trabalhar em conjunto.

Este dispositivo actua como uma ponte entre o que nós pensamos e a acção no dispositivo da Google, recorrendo ao software MindRDR, que traduz a actividade cerebral que geramos e que é recolhida pelo biosensor EE. Actualmente estes comandos apenas permitem executar acções como fotografar e enviar a imagem para o Facebook ou para o Twitter, mas lá está, ao disponibilizar esta app ao mundo dos developers, a ideia é esperar que em volta deste dispositivo, deste biosensor, seja desenvolvido um complexo leque de outros comandos para tantas outras acções a executar no Google Glass, tornado o projecto muito mais avançado.

MindRDR aparece como uma ténue linha branca no ecrã que se move para cima e para baixo medindo o nível de concentração do utilizador, quando esta linha atinge o topo do ecrã é tirada uma foto de tudo o que está em frente ao Google Glass. Para fazer o upload da imagem para uma rede social basta repetir o processo.

Além deste tipo de acções, os criadores do software acreditam que este pode vir a ser muito útil para pessoas com alguns tipos de deficiências, que desta forma poderão controlar outros dispositivos recorrendo às capacidades desta aplicação.

Via

Exit mobile version