Pplware

Compre com os seus olhos, esqueça as palavras-passe

O meio de pagamento mais avançado que actualmente tínhamos conhecimento era o do estilo Apple Pay, Samsung Pay ou mesmo o Google Play. Os cartões de crédito estão “embutidos” em sistemas electrónicos e os smartphones ou smartwatches tratam da validação recorrendo à verificação da nossa impressão digital. Mas agora há algo muito mais avançado!

Ainda na linha da biometria, agora é possível fazer compras e validar as mesmas mas apontando os nossos olhos!

A tecnologia oferece muitas possibilidades, a arte e o engenho das empresas pode ou levar pelo caminho seguro, já pisado por outros, ou abrir novas janelas de oportunidade. Assim foi com a NTT DoCoMo, a maior empresa de telecomunicações do Japão, desenvolveu um sistema que irá permitir aos utilizadores fazer compras e “pagar” com os olhos!

  A empresa apresentou a sua linha de dispositivo de Verão, uma oferta alargada que conta com os mais recentes smartphones da Sony ou da Samsung, por exemplo. Contudo, o que mais se destacou na apresentação da empresa japonesa foi o sistema de autenticação biométrica que vem com o smartphone Fujitsu Arrow NX F-04G.

Este sistema permite o reconhecimento da íris para fazer pagamentos, desta forma não necessita de usar palavras passe para validar a compra. Este é o primeiro smartphone com este tipo de tecnologia integrada. Esta segurança, segundo os responsáveis da empresa, segue os mesmos padrões de segurança do Touch ID da Apple.

Obviamente que não se pode subestimar a segurança, até porque este sistema permite fazer compras com o registo de algo único, a leitura da sua íris, a impressão digital do seu olho.

Quanto ao smartphone em si, o Fujitsu Arrow NX F-04G vem com uma ecrã de 5.2 polegadas, QuadHD, com resolução 2560 x 1440 píxeis. No seu interior bate um coração octa-core, 3GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. As características são de uma máquina muito bem equilibrada que favorece o seu utilizador.

De acordo com o The Telegraph, os auscultadores são fabricados com uns eléctrodos especiais que conseguem “perceber o momento do olho”, a este processo é chamado electrooculogram. Assim, o smartphone poderá ser programado para interpretar os resultados captados e traduzi-los em comandos. Assim, o utilizador pode atender ou fazer uma chamada, passar as faixas de música, aumentar ou diminuir o volume do smartphone com um simples desvio do olhar da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, entre outros movimentos.

Exit mobile version