Pplware

Para este carro não há trânsito… ele passa por cima

O trânsito nas nossas estradas é uma realidade que faz parte da vida, as pessoas já fazem conta ao tempo que passam dentro do seu carro paradas nas intermináveis filas, até há estatísticas que lhe dizem em toda a sua vida quanto tempo “vive” no trânsito.

Há muitas ideias para as pessoas tirarem proveito desse tempo, a par com a ajuda de alguns sistemas de trânsito em tempo real e das rádios, mas até o buzinar tira a paciência aos condutores: “passa por cima!” é comentário habitual nestas situasções… e não é que este passa mesmo por cima?

A tecnologia que hoje está ao dispor da criatividade permite estas “loucuras” ou peregrinas ideias que, quem sabe, se poderão aproveitar.

‘Hum Rider’ é uma engenhosa invenção (loucura?) que transforma um SUV num monstro capaz de passar por cima, literalmente, do trânsito. Esta ideia poderá não ter grandes adeptos, mas será que poderia ajudar no trânsito insuportável das cidades?

 

Hum Rider passa mesmo por cima do trânsito!

Este é um projeto que consiste em alterar um Jeep Cherokee Wagon, colocando na sua estrutura um avançado sistema que permite levantar a carroçaria, aumentar o espaço entre eixos e passar por cima dos carros que estão na fila.

Mas não será apenas loucura? Vamos ver o vídeo.

Realmente é impressionante a ideia e, sobretudo, a tecnologia empregue neste sistema. Não, calma, não tenha esperanças de ter um destes. Isto é uma campanha publicitária da operadora norte-americana Verizon que quer promover a sua plataforma para automóveis, a ‘Hum’.

Os criativos da empresa responsável por este comercial tinham o objectivo de fazer algo fora do convencional, queriam levar uma ideia a um extremo impensável para chamar a atenção do público… e ao que parece têm sido bem sucedidos.

 

Mas existe o Hum Rider?

Claro que sim, toda a estrutura foi montada e testada para funcionar na realidade tal como mostra o vídeo. A empresa responsável pela campanha é a Thinkmodo, empresa especializada em criar “vídeo virais”. Aqui o conceito era criar uma experiência extraordinária a bordo de um veículo, uma experiência que o produto ‘Hum’ poderá igualmente oferecer.

 

O que é a plataforma Hum?

Basicamente é um dispositivo que o condutor liga à porta OBD-II (on-board diagnostics) e que sincroniza os dados recolhidos no veículo com a aplicação no smartphone. Além disso, este dispositivo tem funcionalidades de segurança, avisando o condutor se o veículo for roubado, permitindo ver em tempo real a sua posição GPS.

Dá alertas de segurança em caso de acidente e traz métricas interessantes sobre o carro, tornando qualquer veículo num carro inteligente.

 

Como foi possível fazer este veículo?

A empresa contou com efeitos mecânicos ‘A2Zfx’, especialistas contratados para criar o sistema e as necessárias modificações no SUV, para que este conseguisse ser levantado, ver alargado o eixo e todo um sistema de câmaras e sensores para monitorizar os carros que passam por baixo.

O sistema conta com mais de 92 metros de linha hidráulica, que são alimentados por um gerador fabricado pela Honda, que está localizado na parte inferior do veículo e é capaz de proporcionar 900 psi de pressão para alimentar todas as bombas hidráulicas e levantar o Hum Rider.

Graças a esta força hidráulica e a toda a tecnologia implicada, o Hum Rider ficou com o dobro do peso de uma SUV convencional, chegando quase aos 3900 quilos. Para suportar todo este peso for necessário alterar o sistema de pneus por uns de camião, mais grossos e com maior dimensão.

Assim, com este sistema montado neste SUV, o condutor pode elevar o veículo até 2,8 metros de altura, e dessa forma pode passar por cima de um carro com tamanho intermédio.

Certamente será uma ideia cheia de impossibilidades, mas é um facto que não há limites para a criatividade e o que não falta é tecnologia para por em práticas as ideias mais mirabolantes.

Via: Mashable

Exit mobile version