Por Mokoto para o Pplware. Eu, como muitos outros, sou do tempo em que o leitor de cassete era um luxo nos automóveis. Mas, tudo na vida tem a sua evolução!
Nos anos 90 veio o leitor de CD’s e com ele as maravilhas do som digital dentro do habitáculo. O novo milénio veio trazer sistemas multimédia capazes de envergonhar bons sistemas caseiros, tudo isto graças à massificação do mp3 e vídeo digital.
Um destes é o CarPc que no inicio só estava ao alcance dos carros de luxo.
O carPc é o termo atribuído a um vulgar pc instalado numa viatura. Com o CarPc, para além de ouvir música e/ou visionar vídeos, podemos ainda transformar o nosso carro num verdadeiro centro de controlo, pois podemos transportar todas a funcionalidades do nosso computador lá de casa para o nosso carro. Já se imaginaram ter controlo de GPS, Bluetooth, armazenar grandes quantidades de dados e para os que gostam estar sempre online, poderem estar ligados á Internet através da nossa viatura?
Este artigo irá explicar ou dar umas luzes a quem quer se aventurar nestas lides por estar farto farto do vulgar auto-rádio que tem no carro.
– Hardware-
Caixa:
Como os nossos computadores lá de casa, o CarPc necessita de um compartimento onde todo o seu hardware seja colocado, estou-me a referi à caixa. Hoje em dia existem no mercado caixas apropriadas para CarPc, ou seja, caixas de pequenas dimensões onde podem ser colocadas por baixo dos bancos ou até mesmo no porta-luvas. Há casos onde pode mesmo ser colocado no espaço reservado para o auto-rádio. Mas para os mais aventureiros como eu, sempre existe a hipótese de criar a nossa própria caixa; esta solução é óptima pois a caixa pode ser desenhada para caber num lugar específico e claro é sempre do nosso agrado.
Fonte de alimentação:
No que toca a alimentação de um CarPc, este tem sido um problema, isto porque o sistema eléctrico das nossas viaturas trabalha com uma tensão de 12v DC, ou seja, corrente eléctrica que é transmitida numa única direcção. As fontes de alimentação nos nossos computadores trabalham com uma tensão de 220v AC, ou seja, corrente eléctrica em que a direcção do fluxo é revertida com uma frequência de 10 ou 120 vezes por segundo.
Para resolver este problema podemos utilizar fontes de alimentação DC/DC.
As fontes de alimentação DC/DC são fontes de pequenas dimensões projectadas para trabalharem directamente com a alimentação da nossa bateria que se encontra no carro. Com estas fontes temos a certeza que chegarão ao computador sempre 12v certinhos, pois estas fontes regulam os 12v da bateria.
Existe uma outra solução, que é utilizar a mesma fonte que temos em casa e um inversor de energia, no entanto esta solução não é muito utilizada, pois tem como desvantagem o desperdício de energia gasta, isto porque o inversor ira transformar a energia da bateria DC em AC e a fonte de alimentação irá transformar a energia AC em DC para o hardware.
É de sublinhar que uma fonte DC/DC com 90watts chega para as necessidades do CarPc.
MotherBoard:
A motherboard é o componente mais importante num computador. É nela onde se vão ligar os outros componentes e formar o computador como o conhecemos.
As motherboards que temos em casa serviriam perfeitamente no CarPc, mas devido ás suas grandes dimensões, pois o objectivo é criar um computador que consiga caber num espaço reduzido no nosso carro. Aconselho a compra de boards do formato MiniITX ou Nano-ITX, pois são boards com 17cm e 12cm respectivamente. Outra vantagem destas motherboards é de já possuírem processador, controlador de vídeo, controlador de som e de rede, bastando juntar o disco, memória e leitores ópticos.
Memória:
Discos Rígidos:
Este é o hardware que irá causar algumas dúvidas, pois sempre que se fala em discos quando trabalham em ambientes “com movimento”, existe um enorme risco de dano, provocado pelas pancadas que este possa sofrer, mas também é verdade que nos dias de hoje os discos já vêm com sistemas de segurança a determinadas pancadas.
Aconselho a instalação do disco na vertical e/ou com ajuda de suportes de borracha que possam amortecer as pancadas que possam sofrer.
Os discos dos portáteis são ideias para sistemas de CarPc, pois já são desenhados para suportar fortes vibrações, são de tamanhos reduzidos e consomem pouca energia. Temos de ter em conta o tamanho do disco e o que nele vamos armazenar. Nos dias de hoje e como existe uma grande quantidade de conteúdo multimédia aconselho um disco de 160GB.
Monitores:
Monitores indash, estes monitores são uma boa solução, pois dão para colocar no local do auto-rádio, assim não é necessário alterar o interior do carro para a instalação do monitor. Ao ligar o monitor o ecrã desliza para fora e abre ficando na posição de visionamento.
Uma outra solução são os monitores de 7”. Estes monitores são mais baratos que os monitores indash e permitem aplicações com aspecto mais profissional.
Os monitores ideais para o CarPc são aqueles que possuam Touchscreen, porque assim se torna mais fácil o controlo do sistema.
Bom, assim termino esta 1ª parte e para as próximas partes irei focar os periféricos necessários para um sistema de carPc, como o software ideal e também mostrar esquemas de montagens.