Pplware

CarPC, sabe o que é? Parte III

Por Mokoto para o Pplware. Esta é a última parte dos artigos CarPc. Nesta parte irei falar no software necessário para que consigamos interagir com o nosso CarPC. é sem dúvida um ponto importante tendo em conta a facilidade de interacção num espaço normalmente exíguo.


 

Como qualquer computador lá de casa, é necessário software que ajude na interacção do utilizador para com a máquina, o CarPC também necessita de software para essa interacção. Software: Antes de mais nada é necessária a instalação de um sistema operativo, pois sem ele o pc não irá funcionar.

Para Sistema Operativo, podemos utilizar os que existem no mercado, desde o Windows XP até qualquer distribuição de Linux. Neste campo aconselho sempre um sistema operativo que seja estável e que não seja devorador de recursos, logo a partida já devem imaginar que não aconselho o Windows Vista. Aconselho sim o Windows XP SP3. O Windows XP tem vindo a ser aperfeiçoado e hoje em dia tem-se tornado num sistema operativo estável e de confiança. ainda não foram testado o Windows 7 nestes sistemas, no entanto e pelo feedback que tenho lido, poderá ser sem dúvida a alternativa moderna.

Depois de termos instalado o sistema operativo, de termos configurado todo o hardware e de termos copiado os nossos Mp3 favoritos e outros conteúdos multimédia, o nosso CarPc está pronto a funcionar, no entanto, para facilitar a iteração do utilizador e para lhe dar algum conforto e segurança é aconselhado instalar programas especiais que tirem partido das funcionalidades de um Touchscreen e adaptados às dimensões dos ecrãs para estes computadores.

Hoje em dia temos soluções para tirarmos partido das funcionalidades do CarPc, tais como: Road Runner Frodo Player Centrafuse entre outros que nos ajudam a interagir com o sistema e nos tornam a vida mais fácil sem descuidarmos do que é mais importante… olhos na estrada!

Falando então do mais utilizado, o Centrafuse. O Centrafuse é um completo software front-end user interface centrado no CarPC para plataforma Windows XP ou windows Vista, talhado para sistemas Ultra-Mobile PCs (UMPCs).


O Centrafuse integra:












Existe mais funções como o Bluetooth, rádio, entre outros:


É um software projectado para ser simples para o utilizador, suporta controlo por voz e tira partido do touch screen.

De referir que em Portugal também se desenvolve uma ferramenta dedicada para CarPc, como é o caso do MCS ou Multimedia Car Software.

Cabos e ligações:


Nesta parte vou-me centrar no que falta para que o CarPC funcione dentro da viatura, ou seja, irei mencionar sobre os cabos e as ligações entre o CarPC e a bateria e referir como poderemos ligar o nosso CarPC através da placa de som ao sistema de áudio do nosso carro.

No que toca a alimentação do CarPC, vamos precisar de recorrer aos 12volts da bateria do nosso carro. Para que isto seja possível, precisamos de fazer passar um cabo com 10mm no mínimo desde a bateria do carro até ao local onde temos colocado o CarPC.

É ainda necessário, a utilização de um fusível junto ao cabo da bateria para que proteja o dispositivo de alguns imprevistos que possam vir acontecer. Dependendo do hardware utilizado, devemos ter um fusível mais ou menos robusto. Para uma configuração normal é aconselhável um fusível de 15 amperes.

O cabo que irá ligado à massa terá de ser do mesmo diâmetro do cabo que liga aos 12volts, no entanto, não deverá ser ligado à bateria, este cabo terá de ser o mais curto possível pelo que se aconselha a sua ligação a um parafuso que esteja em contacto com a chapa.


Porta-fusíveis Depois de termos ligados os cabos à bateria, vamos iniciar a ligação à nossa fonte do CarPc. Para isso ligamos um dos fios da fonte a ignição do carro, a um dos fios onde só passa corrente quando a chave está na ignição na posição 1 ou ACC. Este fio garante que quando rodamos a chave na ignição o CarPc arranca e quando retiramos a chave da ignição o mesmo é desligado.

Poderá querer que o monitor ligue quando o CarPc arranque, para isso basta-o ligar directamente à fonte de alimentação. aqui e para evitar males maiores, deveremos adicionar também um fusível.

Depois de termos o nosso CarPC pronto a funcionar, é aconselhável a utilização de cabos VGA blindados para a ligação do monitor e deveremos também ter junto ao sistema  extensões para ligação USB.

Feito isto, falta agora saber como se irá ligar o som ao sistema CarPc. Para fazer estas ligações temos várias hipóteses: ligação através da entrada AUX-IN do auto-rádio, através da utilização de uma cassete adaptadora, utilização de um modulador FM ou recorrendo a um amplificador.

Considero que a opção de ligar o CarPc directamente a um amplificador e neste ligar as colunas seria a mais acertada, pois não ficaríamos dependentes do Auto-rádio. Mas para quem quiser manter o Auto-rádio, só terá de ligar a saída da placa de som do CarPc à entrada auxiliar do nosso rádio.

Em baixo ficam algumas imagens de esquema de ligação do CarPC ao sistema de som.


Sistema ligado a um amplificador:


Sistema ligado a dois amplificadores.


Sistema ligado a entrada AUX-IN do auto-rádio.

Artigos relacionados:

CarPC, sabe o que é? Parte I CarPC, sabe o que é? Parte II

Exit mobile version