Por Mokoto para o Pplware. Como tinha referido no primeiro artigo, nesta segunda parte irei focar a questão dos componentes necessários para que um sistema de CarPc funcione às mil maravilhas.
Como todos sabem, um computador normal que temos lá em casa necessita de periféricos (há quem os chame de dispositivos de I/O – input/output) para o seu funcionamento. Ora bem, o CarPc como é um computador, também necessita de periféricos que ajudem ao seu funcionamento e tirem partido deste.
Teclado e Rato:
Na primeira parte deste artigo mencionei a existência de monitores touchscreen que nos ajudavam no manuseamento do sistema. No entanto, é sempre aconselhável ter perto de nós um teclado e/ou um rato que sempre nos podem dar uma ajudinha extra em determinadas ocasiões.
Por exemplo, imaginem que querem instalar uma aplicação ou querem actualizar os drivers do sistema: o teclado e o rato dão sempre uma boa ajuda para realizar essas mesmas tarefas.
Claro que num sistema de carPc um dos objectivos é ter um sistema pequeno e discreto. Logo, a utilização de um teclado normal de um PC de secretária está fora de questão. Existem no mercado alguns teclados em dimensões reduzidas e muito finos, ideais para serem guardados no porta-luvas, por exemplo.
No que toca ao rato, o meu conselho vai para ratos sem fios por serem fáceis de manusear e, claro, é sempre menos um cabo que anda pelo carro…
Antenas GPS:
Hoje em dia quem é que não tem um GPS? Nos dias de hoje, as marcas de automóveis até colocam estes aparelhos de série e até existem aplicações para PDA’s.
Pois bem, se queremos que o nosso sistema de CarPc tenha mais funcionalidades para além das normais de multimédia como por exemplo, funcionalidade de navegação através de GPS, temos de adquirir uma antena receptora de sinal GPS. Estas antenas são normalmente ligadas a uma porta USB do nosso sistema e, em geral, vêm com software próprio para a sua utilização. As antenas normalmente são colocadas nos pára-brisas, para que consigam um óptimo sinal.
Hoje em dia encontra-se no mercado muitas soluções para antenas GPS e penso que o leitor não tem desculpa para não colocar um receptor GPS no sistema CarPc.
Webcam:
A utilização de webcams em sistemas de CarPc é discutível: existem utilizadores que podem viver bem sem elas, mas também temos aquele tipo de utilizador que gosta de tirar total partido do CarPc e acha que a instalação de uma webcam é essencial.
Neste campo, existe pelo menos uma função essencial a dar a estas webcams e, como é óbvio, serve de auxílio nas manobras de estacionamento. Nem todos somos uns ases no que toca à matéria de estacionar e sempre precisamos de ajudas auxiliares e estas engenhocas podem sempre ser úteis para evitar toques indesejados.
WiFi:
Uma outra função que podemos extrair do nosso sistema de CarPc é a função de comunicação com o exterior, ou seja, ter uma ligação wifi para comunicação de dispositivos e/ou ligação à internet.
Para esta opção podemos utilizar as antenas de wifi normais em forma de pen usb e também podemos utilizar o modem zapp z020 que tem a particularidade de ser modular, ou seja, pode conseguir sinal de rede estando em movimento.
Com estes periféricos podemos acrescentar ainda mais funcionalidades ao sistema de CarPc, como por exemplo, saber o estado do tempo, em tempo real.
Bluetooth:
Este dispositivo permite-nos conectar o sistema de CarPc com o nosso telemóvel, ou seja, facilita-nos a vida na hora de receber ou fazer uma chamada, sempre atentos ao trânsito e sem ser necessária a eterna preocupação em relação às multas por estarmos a falar com o telemóvel na mão.
No mercado temos estes módulos de Bluetooth em forma de pen drivers.
OBDII:
Desde a metade dos anos 90 que todos os automóveis possuem uma ligação OBDII (On-Board Diagnostic – que permite um quase total controlo do motor e monitoriza parte dos acessórios do carro).
O objectivo destas fichas é mais para funções de diagnóstico e controlo da viatura.
O utilizador de um sistema de CarPc pode também fazer esse mesmo controlo e visionamento dos dados fornecidos pela centralina da sua viatura e em alguns casos de avaria pode corrigi-los.
Como podem ver, com a ajuda destes periféricos podemos tirar muito partido de um sistema de CarPc. São tantas a funcionalidades que nos podem ajudar nos dias de hoje e tudo ao alcance de um dedo!
Para a última parte irei centrar-me no aspecto do software necessário para tirar partido de tantas funcionalidades com que o CarPc nos brinda.
Artigos relacionados: