Pplware

Cambada de robots!

A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro, Cooperative Autonomous Mobile Robots with Advanced Distributed Architecture (CAMBADA) sagrou-se, pela primeira vez, campeã do mundo na classe Middle Size League (MSL) do Robocup 2008, uma das mais importantes e prestigiadas competições de robótica móvel a nível mundial.

O concurso, que decorreu de 14 a 20 de Julho, em Suzhou, China, contou com a presença, na liga MSL, de treze equipas dos cinco continentes.

A liga MSL põe em confronto equipas formadas por seis robots, completamente autónomos, que jogam entre si num campo de futebol de 18x12m, segundo comunicado da UA.

«Estes robots, que medem até 80cm de altura e pesam até 40Kg, encontram-se na linha da frente da investigação de ponta, em áreas tão dispares como a visão artificial, fusão sensorial, controlo dinâmico, cooperação robótica ou inteligência artificial, entre outras».

Segundo a UA, a equipa CAMBADA venceu 11 dos 13 jogos realizados, tendo perdido apenas dois pela diferença mínima, com um total de 73 golos marcados e apenas 11 sofridos (melhor goal average da competição). No jogo da final, frente à equipa holandesa dos Tech United (actuais campeões da Europa) a equipa CAMBADA venceu de forma peremptória por uns expressivos 7-1.

« A CAMBADA surgiu em 2003, por iniciativa de um grupo de docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA). Este ano, a equipa campeã do mundo alcançou também o segundo título de campeã nacional, no Festival Nacional de Robótica, realizado em Aveiro, em Abril».

Fonte: OLN – Aveiro

Exit mobile version