Pplware

BMW concebe porta inteligente

A BMW já mostrou em várias situações, que leva a segurança dos seus clientes bem a sério. Em tempo de crise, o gigante alemão não deixa de apostar nesta premissa e tem investido bastantes recursos em tornar os seus modelos o mais inteligentes possível. Os sensores desempenham um papel importante em algumas das suas tecnologias.


Este construtor do ramo automóvel juntamente com a Universidade de Munich, concebeu um protótipo de uma porta inteligente, que usa um conjunto de sensores de proximidade, para detectar perigos eminentes, juntamente com um acelerómetro que impede que a porta seja aberta em caso de colisão. Aparentemente os dados recolhidos pelos sensores desta porta podem, por exemplo, detectar a proximidade de um objecto e ajustar a resistência da porta de acordo com esse obstáculo.

Apesar de ser uma tecnologia bastante promissora, a BMW refere que no protótipo actual existe um problema relativamente a ajustar o ângulo de visão. Porém, o gigante alemão diz que poderá resolver o problema em evoluções do protótipo pela introdução de micro câmaras.


Com o uso desta tecnologia, qualquer dia vai ser comum colher os frutos para variados usos. Será bastante útil para afastar aqueles mais inoportunos que gostam de se encostar ao nosso automóvel, logo depois de ter sido lavado.

Poderá também afastar aqueles indivíduos que com um objecto cortante, desejam criar um novo desenho no nosso bólide de estimação num qualquer parque de estacionamento.

Excluindo obviamente a parte do sarcasmo anterior, saliento que é um exemplo da tecnologia ao serviço da segurança do ser humano. Esta pode de facto salvar vidas e contribuir para alertar o condutor dos perigos na estrada, de modo a que consiga manter uma distância de segurança. Esperemos que os outros construtores automóveis apostem em soluções semelhantes.

Fonte: Cnet

Exit mobile version